Ex-atletas de José Renato "Zezé" (+1998), que foi técnico do Sesi de 1979 a 1998, reuniram-se para uma confraternização de final de ano. O encontro de formação da equipe do Sesi havia sido iniciado ainda em 1982, com os professores de natação da época, no comando de Zezé.
Consta ainda no Departamento de Educação Física da UFRN uma placa de colação de grau com data de 1978 com a inscrição de José Renato "Zezé" e muitos outros, que foram base para a formação de tantas equipes e atletas que despontaram nas décadas seguintes. Atletas que apenas conheceram aqueles "professores" e tiveram suas aulas elementares ou outros que chegaram a campeonatos mundiais ou olimpíadas, como Magnólia Figueiredo, Oscar Schmidt e Virna Dias, todos eles passaram pelas mãos daqueles primeiros professores de educação física.
No encontro deste ano, muita coisa foi relembrada, numa nostalgia clara voltada especialmente para o que significou a formação cidadã de tantos atletas pós anos 1980... Até o momento, perdemos a conta dos títulos conquistados por Zezé no campeonato estadual de natação. Desde quando eu (blogger) fui integrado à equipe em 1992 até 1998, não lembro da vez que o Sesi perdeu o estadual, ou seja, só nesse período, Zezé já havia sido o técnico com maior número de títulos estaduais.
Mesmo diante dessa relação com os desafios impostos naturalmente pela água, o que mais a natação tem contribuído foi essa relação indivisível entre o individual e o coletivo, de uma forma que não se consegue pensar nela nem de um lado nem de outro. A natação consegue este equilíbrio, e é o que nos fascina neste esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário