O que você sabe sobre endorfina? Quais os benefícios de ser uma pessoa “endorfinada”? Vejamos os principais benefícios da endorfina para o corpo humano, além de sua função principal.
Endorfina, o que é?
Talvez você não saiba, mas estamos falando de uma substância produzida pela glândula hipófise, que fica lá no nosso cérebro. Classificada como hormônio natural, a endorfina é a responsável por proporcionar sensações de prazer, e consequentemente, melhorar o estado de humor. Em outras palavras, pode-se afirmar que ela ajuda na inibição da irritação e do estresse, contribuindo para a nossa sensação de satisfação e felicidade.
Endorfina: função
Popularmente chamada de hormônio do prazer, a endorfina tem a capacidade de desencadear sensações agradáveis. Essa substância é produzida naturalmente pelo nosso corpo e é liberada na corrente sanguínea juntamente com outros hormônios. Apesar de ser produzida naturalmente, existem formas de estimular uma produção maior e a principal dela é a atividade física. O efeito analgésico da endorfina promove alívio das tensões musculares e controla a intensidade da dor.
Outro detalhe importante: A endorfina causa a sensação de bem-estar pós-treino, até mesmo para quem teve exercícios bem intensos e cansativos, ou seja, vai tornando a experiência de se exercitar cada vez mais prazerosa.
Isso explica a razão do exercício físico se incorporar cada vez mais à rotina das pessoas. Já ouviu alguém falando que depois de um tempo o exercício se torna praticamente um vício? Isso tem relação com este prazer liberado pela endorfina, antes, durante e depois do exercício físico.
Como liberar endorfina no corpo de forma natural?
Ao contrário do que muita gente pensa, não é somente o exercício físico que estimula a liberação da endorfina. Quando você escuta aquela música favorita... Quando está na roda de amigos e vem aquela lembrança divertida da infância... Quando você se apaixona... Quando você dá uma enorme gargalhada ouvindo uma piada... Sim, tudo isso estimula a liberação deste incrível hormônio.
Porém, contudo, todavia...
Porém, existe uma forma que acaba sendo extremamente prejudicial para as pessoas. Sabe quando você come muito chocolate ou outras guloseimas? Pois então, a quantidade de endorfina liberada no organismo é gigante, por isso muita gente acaba se tornando obesa. Infelizmente, o mesmo acontece quando há consumo de álcool e uso de drogas ilícitas. Portanto, sempre devemos avaliar os riscos e efeitos colaterais deste “meio” de obter mais endorfina (mais sensação de prazer) no corpo.
Benefícios da endorfina: quais são?
Veja uma lista de reações positivas causadas pela liberação de endorfina no nosso organismo:
- Relaxamento maior
- Memória melhor
- Bom humor
- Efeito antienvelhecimento
- Aumento da resistência física
- Melhoria na concentração
- Regulação do sono
- Aumento da queima de calorias
- Melhoria no funcionamento do intestino
- Regulação da pressão sanguínea
- Redução do colesterol ruim
A endorfina também ajuda no combate de vários problemas emocionais, por exemplo, a depressão e a ansiedade. Quando essa estimulação acontece com frequência, várias doenças crônicas também podem ser controladas. Dentre elas podemos citar a hipertensão, o infarto e o AVC.
Fonte: Buscar saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário