Como será formada a seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Como será formada a seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Compartilhe
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA publicou critérios para a seletiva olímpica rumo aos Jogos de Paris 2024. São 10 critérios estabelecidos em boletim oficial, que buscam garantir as vagas dos brasileiros que irão pras olimpíadas.

Considerando um ciclo olímpico atípico, com a realização de três campeonatos Mundiais e Jogos Pan-Americanos, a CBDA entendeu que os critérios de salvaguarda devem ser:
  1. A seletiva olímpica será soberana sobre qualquer outro critério;
  2. Valerá apenas os tempos obtidos nas finais “A” dentro da seletiva olímpica;
  3. Somente será utilizada a chamada “salvaguarda” se as duas vagas por prova não forem preenchidas. 
  4. Caso apenas uma vaga seja preenchida com um atleta, com índice, durante a seletiva, a salvaguarda poderá ser usada a critério da CBDA para a vaga remanescente.
  5. Caso em uma prova nenhum atleta faça o referido índice e nela haja um atleta que tenha obtido o índice nas competições selecionadas, a CBDA poderá utilizar da salvaguarda para convocar.
  6. Caso apenas uma vaga seja preenchida em determinada prova na seletiva olímpica, a vaga remanescente poderá ser preenchida por atletas utilizando o critério da salvaguarda.   Caso haja mais de um atleta com índice, o melhor colocado dentro da referida prova na seletiva olímpica ficará com a vaga. 
  7. Revezamento (s): Serão convocados os quatro melhores tempos das finais “A” dentro da Seletiva Olímpica para comporem o (s) revezamento (s). Caso a comissão técnica ache necessário, será convocado (a) um 5º (quinto) melhor tempo para a reserva do referido revezamento.
  8. Caso o atleta fique comprovadamente doente durante o período da seletiva olímpica (obs.: deverá o clube a qual pertença este atleta apresentar a comprovação médica correspondente para análise da equipe médica da CBDA) e se o mesmo tiver obtido o índice nas competições selecionadas pela CBDA, este (a) poderá utilizar aos critérios da salvaguarda.
  9. Aberturas de revezamento serão válidas para a salvaguarda se realizadas dentro das competições alinhadas pela CBDA desde que não tenha nadado a prova individual.
  10. Todo atleta que fizer o índice olímpico, deverá fazer exame antidoping independente da competição que tenha sido alinhada pela CBDA. A solicitação para isso acontecer deve ser da CBDA e COB, dependendo da competição.


Competições alinhadas pela CBDA como validas para Salvaguarda: 
  • Campeonato Mundial de Natação, Fukuoka/JPN: Eliminatória, semifinal e final
  • Jogos Pan Americanos (Final) – Final A
  • Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel: Final A
  • Campeonato Mundial de Natação, Doha/Catar: Eliminatória, semifinal e final
  • Seletiva Olímpica Brasileira - Final A
  • Universíade, Chengdu/China: Eliminatória, semifinal e final
  • Mundial Junior Aqua 2023, Israel: Eliminatória, semifinal e final

Fonte: CBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Clima em Natal