A CBDA publicou o Boletim nº 171/2022 informando "que os resultados dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) não serão considerados oficiais". A competição é realizada entre 09 a 11 de novembro, na piscina da UNIFA, no Rio de Janeiro.
Confira o link:
Explicação à parte do blogger:
Os Jogos Escolares Brasileiros – JEBs são administrados, promovidos e de total responsabilidade da CBDE – Confederação Brasileira de Desporto Escolar. Assim como os JEBs, os JUBs, os JURNs, os JUVERNs, as Gymnasiades, os Jogos Escolares da Juventude e qualquer outro evento de cunho escolar ou universitário não possuem qualquer relação com a FAN ou com a CBDA. Embora competitivos ou arbitrados pela FAN/CBDA, os resultados são historicamente independentes, pela natureza da finalidade de cada entidade (clube/instituição). Assim, tanto os resultados quantos recordes na natação também são paralelamente independentes.
Em 08 de abril deste ano, publicamos uma nota e esperávamos maior compreensão tanto dos atletas quanto principalmente de técnicos, diante de publicações em redes sociais conferindo títulos a partir de "medalhas de participação":
Sugestão
Sugerimos que os srs. técnicos apresentem propostas em congressos técnicos, para que a CBDE formalize regulamento adequando tabela de recordes própria para eventos estudantis. O mesmo válido para a CBDU quanto aos universitários. Isso, diante de questionamentos de atletas sobre a relação de resultados e recordes estaduais/brasileiros em relação a competições escolares/universitárias.
Exemplos
No Rio Grande do Norte, a CODESPE é responsável pelos JERNs – Jogos Escolares do RN, administrando resultados e recordes, além de conferir o tão almejado título de "atleta ouro" de cada ano, para cada gênero (masculino/feminino). A FAN faz apenas a arbitragem da competição. Os JERNs têm recordes exclusivamente próprios, como na prova dos 400 m Livre em que o atleta Hugo Fonseca estabeleceu o recorde com 04:17.98, em 18/10/2008. Já para o campeonato estadual absoluto, o respectivo recorde não é igual.
Nos EUA acontece algo bem parecido, com os jogos escolares/universitários, tanto a nível local, quanto nacional, como as ligas da NCAA. Por isso, recomendamos que a CBDE e a CBDU adequem o anseio dos atletas de nadarem competições escolares/universitárias disputando premiações exclusivas e registrando recordes próprios de cada competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário