"A jaca é rica nesses fitoquímicos com ação antioxidante e anti-inflamatória. Alimentos ricos em polifenóis não só evitam o envelhecimento celular como reduzem a inflamação geral, provocada até pela vida estressante. Para o esportista, que tem um estresse físico muito intenso, esse benefício é muito importante" – explica Marchiori.
"O atleta tem uma necessidade maior de consumo de antioxidantes, como a vitamina C, betacaroteno e outros compostos bioativos. É preciso aumentar esse aporte ao longo do dia para neutralizar os efeitos principalmente de esportes de alto rendimento" – observa, "Lembrando que, embora proporcione esse benefício, a jaca também é rica em fibras, que não devem ser consumidas em grande quantidade em véspera de provas, que demandam um aumento no aporte energético".
"A pessoa terá uma carga de açúcares boa para iniciar a atividade. Se é um exercício de explosão, como uma corrida curta, também é ótimo, pois o atleta terá o gás para realizá-la. Como a jaca é uma fruta rica em açúcar, quando madura, pode ser usada também no intervalo de uma atividade física por quem faz treinos longos que precisam de reposição energética a cada 40 minutos" – sugere Marchiori.
Nenhum comentário:
Postar um comentário