A FAN – Federação Aquática Norte-Rio-Grandense realizou nos dias 24, 25 e 26 de junho um curso de arbitragem que formou novos árbitros de natação para o quadro da federação. Através da plataforma do Google Meet, o curso foi ministrado pelo árbitro da FINA Marcelo Falcão, que também é Diretor de Arbitragem da CBDA e Pte. da Federação Aquática de Pernambuco – FAP.
O curso também pretendeu reciclar os conhecimentos sobre as atuais regras oficias de natação com o atual quadro de arbitragem da FAN.
"Eu acho que deu pra ajudar bastante a agregar com os árbitros antigos, a gente vai aumentar o nosso quadro de arbitragem. As pessoas são bastante interessadas. Valeu muito a pena o investimento da Federação em contratar Marcelo Facão, porque ele, mesmo online, consegue transmitir bastante todo o conteúdo do curso" – disse a pte. da FAN Rosileide Brito.
Além disso, a FINA atualiza as Regras de Natação a cada 04 anos, sempre após o campeonato mundial imediatamente seguinte às olimpíadas. Como a pandemia de covid-19 forçou as olimpíadas de Tóquio 2020 serem realizadas em 2021, só agora, em 2022, após o mundial de Budapeste, que está sendo realizado na Hungria até o dia 03 de julho, o bureau da FINA irá se reunir para dirimir se haverá alguma modificação nas atuais regras de natação.
Uma aula prática para os aspirantes a árbitros de natação da FAN foi realizada com o Circuito FAN Master de Natação, no sábado (25) à tarde. Os "novatos" tiveram oportunidade de comparar o conteúdo que foi apresentando durante o curso ministrado por Marcelo Falcão com a prática, através da experiência dos árbitros que já atuam na federação.
Você também pode (e deve) se inteirar das regras de natação e praticá-las em seus treinamentos. Acesse já os links disponíveis aqui no blog:
Nenhum comentário:
Postar um comentário