Coordenador de Águas Abertas da CBDA Sérgio Silva faz análise positiva da primeira competição da temporada - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Coordenador de Águas Abertas da CBDA Sérgio Silva faz análise positiva da primeira competição da temporada

Compartilhe
Integrantes do Circuito Nacional de Águas Abertas, a Copa Brasil e o Troféu Ana Marcela Cunha reuniram 227 participações de nadadores na primeira etapa realizada em João Pessoa/PB, nos dias 05 e 06 de fevereiro. Um salto positivo em comparação às participações de 2021, em que a CBDA só pode realizar eventos de águas abertas no segundo semestre do ano. Mesmo ainda em meio à pandemia e seguindo os protocolos exigidos no combate à covid-19 e suas variantes, a CBDA espera que a modalidade cresça na adesão de clubes e atletas, a começar pelas categorias de base.

O Troféu Ana Marcela Cunha tem sua primeira edição em 2022 exclusivamente para atletas iniciantes, a partir dos 07 anos de idade. A primeira etapa em João Pessoa/PB teve participação de 07 garotos e 06 garotas, dos 07 aos 11 anos, nadando provas de 500 metros ou 01 km, disputando seus primeiros títulos nacionais.

Já a Copa Brasil entra para sua 9ª edição com participação massiva de 214 atletas, nadando desde os 1.500 metros, aos 05 km em alto mar. Dentre as três provas do evento, a que mais reuniu clubes e atletas foi os 2,5 km, com 18 clubes de 08 estados e 98 participantes.

Praia do Bessa, João Pessoa/PB
Palco de evento nacional de Águas Abertas
Foto: Franklin Rodrigues


Acesse os links:

O coordenador de Águas Abertas da CBDA, Sérgio Silva, fez uma avaliação positiva da primeira competição da modalidade que integra o circuito nacional em 2022:

 João Pessoa foi a primeira vez realizada no formato de Copa Brasil e Troféu Ana Marcela. Mais foi muito boa a participação de atletas de oito estados.


 


Aliado a isso, "Serjão" como é conhecido, aponta a crescente rivalidade entre clubes, ao analisar a competitividade do evento já na primeira etapa do ano.

A copa Brasil com certeza vai crescer muito em número de atletas participando. A Copa passou a ser muito importante para a entrada de novos atletas nas Águas Abertas, importantíssima para a inclusão de atletas de maiores idades e agora começando a disputa dos clubes visando a conquista na pontuação geral.
Tenho certeza que a Copa Brasil será a grande competição das Águas Abertas.

Participantes – Etapa João Pessoa/PB

Evento

Prova

Feminino

Masculino

Copa Brasil

5,0 km

17

33

2,5 km

27

71

1,5 km

25

41

Troféu Ana Marcela Cunha

1,0 km Petiz

0

2

500 m Petiz

3

0

500 m Pré-mirim

3

5

Total

75

152



A belíssima Praia do Bessa foi o local ideal para a 9ª Copa Brasil de Águas Abertas e o Troféu Ana Marcela Cunha de Águas Abertas. O Circuito Nacional prevê a agenda de etapas além da realizada em João Pessoa/PB, em cidades do nordeste como Maceió, Salvador, Olinda e Fortaleza, além de etapas em São Paulo, Brasília, Palmas e Porto Alegre. E isso instiga a participação de clubes e atletas na disputa tanto das etapas quanto do ranking nacional anual.

A importante análise de Sérgio Silva indica que a modalidade de Águas Abertas está integrando atletas de várias partes do Brasil e instigando clubes na disputa de rankings nacionais. Por outro lado, observamos a importante participação de atletas em eventos oficiais, diante da garantia de títulos reconhecidos, como também da segurança e da credibilidade de entidades oficiais.

Equipe vencedora da 9a Copa Brasil e do Troféu Ana Marcela Cunha
Foto: D. P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes