As nadadoras potiguares Joana Neves e Cecília Araújo confirmaram vaga nas Paraolimpíadas de Tóquio 2020. Ao todo, o Brasil já tem 35 paratletas classificados na natação e dentre eles, o maior medalhista da história das Paraolimpíadas, o nadador Daniel Dias, que promete se despedir dos jogos em sua última Paraolimpíada.
No último sábado, 05 de junho, o CPB finalizou a Fase de Treinamento Seletiva de natação, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo/SP. Foram 58 participantes e desses, 29 atletas conquistaram o índice para os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020.
"A qualidade técnica foi melhor do que o esperado. Estávamos muito tempo sem competição, não sabíamos ao certo como os atletas iriam nadar, apesar das tomadas de tempo. Nós não tínhamos a perspectiva de ter tantos atletas com índice, tanto que o nosso critério era bem amplo. Foi bom ver que o planejamento estratégico da modalidade, pós-Jogos Rio 2016 até os Jogos de Tóquio, deu certo. É uma Seleção muito nova, isso é muito importante", analisou o técnico-chefe da Seleção Brasileira, Leonardo Tomasello.
Para a natação, o Brasil possui 35 vagas nos Jogos de Tóquio. Pelos critérios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que atua como confederação da modalidade, já estão confirmados nos Jogos de Tóquio os campeões mundiais de 2019: Edênia Garcia (S3), Wendell Belarmino (S11), Carol Santiago (S12) e Daniel Dias (S5).
"Um ano e meio sem competições, é muito importante a gente voltar a ter ritmo. Mesmo com as tomadas de tempo internas, não é a mesma coisa sentir a pressão e estar do lado das pessoas que competem com você. Os melhores atletas do Brasil estavam aqui buscando o índice para Tóquio. Eu estava bastante ansioso, não vou mentir, especialmente antes da minha primeira prova. Nos 50 m Livre eu consegui fazer a minha quarta ou quinta melhor marca pessoal. A gente vê que precisa melhorar, mas também que está no caminho certo, apesar das circunstâncias", contou o medalhista paraolímpico e mundial Phelipe Rodrigues.
Joana Neves classificada para as Paraolimpíadas de Tóquio A potiguar já foi medalhista vice-campeã no Rio 2016 Foto: Divulgação/Instagram |
As potiguares Joana Neves e Cecília Araújo confirmaram índices: Joana (S5) nos 50 m Borboleta e Cecília (S8), nos 50 m Livre.
Os nadadores ainda aguardam a validação da elegibilidade pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) e a convocação oficial do CPB, o que deve ocorrer até o final de junho, para confirmarem as suas vagas nos Jogos de Tóquio.
Nas redes sociais, Cecília publicou:
Enquanto isso, Joana também agradeceu a acompanhamento de seu técnico Rodrigo Villar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário