#Tbt de hoje: Luizinho é medalhista no mundial militar de 2009 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

#Tbt de hoje: Luizinho é medalhista no mundial militar de 2009

Compartilhe

Luiz Eduardo Costa, mais conhecido como "Luizinho" é destaque no #tbt de hoje. Vamos rememorar uma de suas maiores conquistas representando o Brasil no campeonato mundial de natação militar em 2009, no Canadá. Na época, Luizinho havia se tornado o primeiro potiguar a medalhar num campeonato mundial militar.

43ª edição do Campeonato Mundial Militar de Natação aconteceu em Montreal/Canadá, de 05 a 14 de agosto de 2009. Nadaram no campeonato 140 atletas de 17 países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Eslovênia, Estônia, EUA, França, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Korea (república), Kuwait, Sri Lanka, Suécia e Turquia.

Luizinho sempre foi um atleta dedicado. Dos dias e anos que treinamos juntos com Amaro Jordão, nosso ex-técnico do Sesi (entre 2000 e 2002), à época o garoto despontava com uma das maiores promessas da natação do RN estabelecendo diversos recordes nas categorias de base. Quem podia imaginar que aquele garoto um dia iria subir num pódio de um campeonato mundial representando o Brasil?

Luiz Eduardo Costa - "Luizinho"
Foto: Divulgação/Facebook


A verdade é que o domínio que Luizinho tinha sobre a água era sensacional, quando ele empregava sua dedicação a cada vez mais se tornar mais veloz e eficiente. A oportunidade de estar num mundial caiu como uma luva, ainda durante sua melhor fase, que segundo ele mesmo conta, havia batido 50'' (parcial de revezamento) nos 100 metros Livre como melhor tempo pessoal (piscina de 50m). O que seria equivalente ao recorde estadual na época, mas hoje pertencente ao atleta olímpico Marcos Macedo (49.80'', em 2017).

Durante o mundial militar que houve ainda em 2009, Luizinho enfrentou atletas de campeonatos mundiais absolutos e alguns olímpicos, como o francês Hugeus Duboscq e os eslovenos Jernej Godec e Luka Turk, além dos brasileiros João de Lucca e Tales Cerdeira, na época cotados como promessas olímpicas.

Luizinho abraça seu técnico logo após a conquista do bronze no mundial
Foto: Divulgação/Facebook


A medalha de bronze na prova de revezamento 4x100m Livre foi conquistada na raça diante da alta competitividade que tem sido os campeonatos mundiais militares. Quem venceu foi a Itália com 03'19.61; em segundo bateu a Alemanha, com 03'21.60, e em terceiro o Brasil, com 03'25.26. Hoje, o recorde mundial na prova é do Brasil com 03'16.52, estabelecido em 2017 (Gabriel  Silva Santos, Henrique de Souza Martins, Luiz Altamir Lopes Melo e Pedro Henrique Silva Spajari).

Luizinho em Montreal/Canadá
Foto: Divulgação/Facebook


Conversamos com Luizinho e ele nos cedeu algumas informações importantes fazendo memória dessa grande conquista da natação potiguar mundo a fora. Confira uma breve entrevista com nosso campeão:

Blog: Qual seu técnico na época do mundial? O que dizer dele?
Luizinho:
Técnico era Rodrigo Vilar. Um cara que admiro e respeito até hoje. Profissional exemplar e ser humano incrível.


Blog: Como foi sua preparação para essa competição na época? Fez seu melhor tempo? Quais provas nadou além dessa medalha de bronze?
Luizinho:
Minha preparação foi toda em Natal com meus companheiros Gisele e Bruno Pexe. Foi meu melhor tempo sim. No revezamento eu cheguei a fazer 50" baixinho. Era o revezamento 4x100 Livre e chegamos em terceiro. No mundial eu nadei os 100 Livre e 50 livre. Sempre pegando final com os italianos, alemães muito fortes, por sinal. Os militares Europeus sempre vinham forte. Foram meus melhores tempos. Nos 100 Livre eu fiz 51" alguma coisa e nos 50 Livre eu fiz 23" baixo.

Luizinho
Foto: Divulgação/Facebook


Blog: Naquela época (2009) você nadou por aqui competindo com o Marcos Macedo. Imaginava que ele um dia seria olímpico? Diante de seus resultados parecidos na época, acha que também poderia ter sido atleta olímpico?
Luizinho:
Já imaginava que ele fosse se tornar atleta olímpico. Ele sempre demonstrou muita disciplina e talento. Eu sempre curtir muito a natação, mas nunca fui muito de sonhar em ser um atleta olímpico. Eu gostava da natação pelos amigos que ela me deu, pelo ambiente de amizade e camaradagem entre os meus amigos. Sempre gostei muito mais disso do que os próprios resultados em si.

Blog: Hoje, como você avalia que um atleta possa alcançar alto rendimento e chegar a um mundial?
Luizinho:
Chegar a ter um alto rendimento no esporte depende de muitos fatores, mas o principal é a disciplina. A disciplina impulsiona qualquer área da nossa vida. Nossos resultados dependem do quão comprometidos estamos com aquele objetivo e o quanto estamos dispostos a lutar para alcançá-lo.

Luizinho
Foto: Divulgação/Facebook


Blog: Você tem uma filhinha e é militar. Poderia falar um pouco?
Luizinho:
Eu tenho uma filhinha de 5 anos (Isadora), sou Policial Penal. A minha filha mudou muito a forma como enxergo a vida. Nossos planos mudam um pouco em razão disso, mas não deixo de sonhar com objetivos profissionais melhores, até mesmo para dar melhores condições pra ela também. Ela me ajuda bastante em me manter focado nesses objetivos, pois hoje em dia eu tenho a certeza que tudo de bom é pelas pessoas que amamos.

Blog: Uma mensagem pra galerinha que tá começando na natação
Luizinho:
Continuem disciplinados, respeitando sempre seus pais e técnicos que um dia seus objetivos chegarão até vocês. Força e Honra sempre!


Luizinho comemora o bronze no mundial militar
Foto: Divulgação/Facebook


Outras informações: CISM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Últimos eventos do ano