Como produzir um nadador de elite olímpico?
* Traduzido e adaptado de “How do you build an elite swimmer into an
Olympian?” da FINA (hoje AQUA). Texto voltado especialmente para treinadores e nadadores de
alto-rendimento.
Desde que abriu suas portas para o mundo em 2009, o Instituto
SPIRE (local de treinamento olímpico e paraolímpico dos EUA) tem
desenvolvido jovens promissores em estrelas a nível mundial. Em outubro de
2011, o SPIRE revelou sua área de 27.406m2 (2,74 Hectares) que
a FINA aprovou facilmente. Nos últimos 02 anos, o SPIRE vem trabalhando com a
FINA para entregar seu programa de bolsas que produziu 07 atletas que
competiram no Rio 2016. O diretor do SPIRE, Thad Schultz, ex-treinador da
Universidade de Ohio (Pensilvânia, EUA), revela três coisas que o Instituto
enfoca no desenvolvimento de atletas de elite e futuros atletas olímpicos.
1. Cultivar
a cultura correta
|
“A positividade é um hábito que precisa ser trabalhado todos os dias”, diz Thad.
“Tentamos cultivar uma cultura de excelência no SPIRE, queremos que nossos atletas entendam que eles estão aqui para atingir um objetivo definido, em vista de alcançar tal objetivo que necessita galgar o programa SPIRE”.
Thad explica que essa conversa acontece frequentemente com todos os atletas, assim que ingressam pela primeira vez no programa do SPIRE.
“Muitos atletas vêm de países em desenvolvimento e como resultado, experimentam o que não tiveram em diversas demandas de programas da natação mundial. Tentamos colocá-los numa posição em que estejam conduzindo e aprendendo ao mesmo tempo”.
Layout do Instituto SPIRE |
Interação com diversos grupos etários é uma parte importante da cultura SPIRE.
“Os atletas têm que aprender a trabalhar juntos”, diz Thad. “Treinar com diferentes grupos etários permite que nossos atletas tenham uma perspectiva diferente das coisas”.
Uma das técnicas favoritas de Thad para ajudar a concretizar tal ideia é jogar
a tática de jogo do tabuleiro Four Square.
“Ele serve como um equalizador. Todos os nossos atletas com idade dos 08 aos 23 anos jogam juntos uma vez por semana. Tudo se resume numa diversão, e nós podemos transferir as habilidades treinadas através da experiência compartilhada na piscina”.
A interação entre grupos etários no SPIRE não se esgota com jogos
de tabuleiro. Thad diz que seus atletas FINA (profissionais) muitas vezes
acompanham as sessões de treinamento, para ajudar seus colegas mais jovens.
“Eles aprendem muito a partir de uma perspectiva de coaching (treinador), que realimenta sua atitude de atleta. Começam a ganhar uma compreensão mais profunda de seu próprio desempenho, e as coisas começam a serem vistas a partir de seu desenvolvimento. Criar este tipo de cultura permite que o indivíduo cresça nos próprios termos”.
2. Reconhecer
o individual
|
O SPIRE enfatiza
a restauração do indivíduo.
“A maioria dos elementos de nosso programa são altamente especificados para o atleta”, explica Thad. “Não se trata apenas de nossos atletas terem diferentes grupos de esforços e volume de treino, mas fundamentalmente, cada um tem suas origens, mentalidades e capacidades físicas”.
A equipe aquática do SPIRE reconhece que não pode simplesmente
fazer uma pessoa introvertida um líder.
“Você tem que encontrar maneiras de tornar atletas líderes do próprio caminho”, diz Thad. “Por outro lado, conseguimos atletas do SPIRE que já conheciam o sucesso dos programas anteriores e estão necessitando conferir sua realidade. É um equilíbrio delicado entre indivíduos que sabem quando conduzir e quando seguir”.
No SPIRE, a atenção especial é colocada sobre a função da
preparação mental do desempenho. O Instituto tem seu próprio treinador de
habilidades mentais que trabalha com atletas individualmente sobre a forma de
lhe dar com muito sucesso e fracasso.
“Queremos estimular uma mentalidade de oportunidade e não de pressão – para que se concentre na prova e não no resultado”, diz Thad. “Se fizermos tudo certo na formação de base dia após dia, então vem o momento da competição que podemos desligar nossas mentes e deixar que o corpo faça o resto”.
3. Treinamento
adaptado
|
Tudo o que Thad e
sua equipe fazem no SPIRE é voltado para o sucesso da piscina. “Boa parte de nosso treinamento é a técnica pesada”,
afirma. “Outra parte especificamente vai para o que
fazemos [na prova]”. O foco sobre o indivíduo é evidente nos programas
de treinamento no SPIRE. Ele mesmo escreve de 08 a 10 exercícios adaptados por
dia. Cada programa é complementado por tempo de aula para analisar o
desempenho, mas Thad está sensível à atenção dos atletas mais jovens e tem-se
preocupado em evitar o que chamou de “paralisia por análise”.
Devido os atletas do SPIRE comparecerem ao Instituto por um tempo
determinado (geralmente de 06 meses a um ano), a abordagem de Thad é trabalhar
a partir de um objetivo definido. “A
chave é decidir com o atleta quando escolher”,
diz Thad, “por isso é crucial que você
saiba o que está fazendo antes do tempo”.
Thad diz que vai colocar um calendário que define uma agenda de três meses.
“Quero que os atletas estejam preparados totalmente e tenham a oportunidade de questionar o programa. Estamos constantemente tentando alimentar o desenvolvimento individual deles dentro e fora da piscina”.
Exemplo
de uma semana de treinamento pesado do programa SPIRE
Segunda-feira
Manhã
Aeróbio básico concentrado
Tarde
Trabalho aeróbio de fundo pesado
|
Terça-feira
Manhã
Corrida em ritmo de potência mantendo taxa de ácido lácteo
Tarde
Alongamentos intensos com Yoga
|
Quarta-feira
Manhã
Alto nível láctico definido
Tarde
Treinamento de habilidades
|
Quinta-feira
Manhã
Natação aeróbia
Tarde
Alongamentos intensos com musculação
|
Sexta-feira
Manhã
Aeróbio básico concentrado
Tarde
Trabalho de potência curto, musculação, jogos
|
Sábado
Dia de corrida
|
Domingo
Descanso
|
Comentários
Postar um comentário