Como produzir um nadador de elite olímpico?

* Traduzido e adaptado de “How do you build an elite swimmer into an Olympian?” da FINA (hoje AQUA). Texto voltado especialmente para treinadores e nadadores de alto-rendimento.


Desde que abriu suas portas para o mundo em 2009, o Instituto SPIRE (local de treinamento olímpico e paraolímpico dos EUA) tem desenvolvido jovens promissores em estrelas a nível mundial. Em outubro de 2011, o SPIRE revelou sua área de 27.406m2 (2,74 Hectares) que a FINA aprovou facilmente. Nos últimos 02 anos, o SPIRE vem trabalhando com a FINA para entregar seu programa de bolsas que produziu 07 atletas que competiram no Rio 2016. O diretor do SPIRE, Thad Schultz, ex-treinador da Universidade de Ohio (Pensilvânia, EUA), revela três coisas que o Instituto enfoca no desenvolvimento de atletas de elite e futuros atletas olímpicos.


1.     Cultivar a cultura correta


A positividade é um hábito que precisa ser trabalhado todos os dias”, diz Thad.
Tentamos cultivar uma cultura de excelência no SPIRE, queremos que nossos atletas entendam que eles estão aqui para atingir um objetivo definido, em vista de alcançar tal objetivo que necessita galgar o programa SPIRE”.

Thad explica que essa conversa acontece frequentemente com todos os atletas, assim que ingressam pela primeira vez no programa do SPIRE.
Muitos atletas vêm de países em desenvolvimento e como resultado, experimentam o que não tiveram em diversas demandas de programas da natação mundial. Tentamos colocá-los numa posição em que estejam conduzindo e aprendendo ao mesmo tempo”.

Layout do Instituto SPIRE


Interação com diversos grupos etários é uma parte importante da cultura SPIRE.
Os atletas têm que aprender a trabalhar juntos”, diz Thad. “Treinar com diferentes grupos etários permite que nossos atletas tenham uma perspectiva diferente das coisas”.

Uma das técnicas favoritas de Thad para ajudar a concretizar tal ideia é jogar a tática de jogo do tabuleiro Four Square.
Ele serve como um equalizador. Todos os nossos atletas com idade dos 08 aos 23 anos jogam juntos uma vez por semana. Tudo se resume numa diversão, e nós podemos transferir as habilidades treinadas através da experiência compartilhada na piscina”.

Piscina do Parque Aquático do SPIRE
Local de treinamento e competições


A interação entre grupos etários no SPIRE não se esgota com jogos de tabuleiro. Thad diz que seus atletas FINA (profissionais) muitas vezes acompanham as sessões de treinamento, para ajudar seus colegas mais jovens.
Eles aprendem muito a partir de uma perspectiva de coaching (treinador), que realimenta sua atitude de atleta. Começam a ganhar uma compreensão mais profunda de seu próprio desempenho, e as coisas começam a serem vistas a partir de seu desenvolvimento. Criar este tipo de cultura permite que o indivíduo cresça nos próprios termos”.


2.     Reconhecer o individual

O SPIRE enfatiza a restauração do indivíduo.
A maioria dos elementos de nosso programa são altamente especificados para o atleta”, explica Thad. “Não se trata apenas de nossos atletas terem diferentes grupos de esforços e volume de treino, mas fundamentalmente, cada um tem suas origens, mentalidades e capacidades físicas”.

A equipe aquática do SPIRE reconhece que não pode simplesmente fazer uma pessoa introvertida um líder.
Você tem que encontrar maneiras de tornar atletas líderes do próprio caminho”, diz Thad. “Por outro lado, conseguimos atletas do SPIRE que já conheciam o sucesso dos programas anteriores e estão necessitando conferir sua realidade. É um equilíbrio delicado entre indivíduos que sabem quando conduzir e quando seguir”.

Aspecto da piscina de treinamento e competições do SPIRE


No SPIRE, a atenção especial é colocada sobre a função da preparação mental do desempenho. O Instituto tem seu próprio treinador de habilidades mentais que trabalha com atletas individualmente sobre a forma de lhe dar com muito sucesso e fracasso.
Queremos estimular uma mentalidade de oportunidade e não de pressão – para que se concentre na prova e não no resultado”, diz Thad. “Se fizermos tudo certo na formação de base dia após dia, então vem o momento da competição que podemos desligar nossas mentes e deixar que o corpo faça o resto”.


3.     Treinamento adaptado

Tudo o que Thad e sua equipe fazem no SPIRE é voltado para o sucesso da piscina. “Boa parte de nosso treinamento é a técnica pesada”, afirma. “Outra parte especificamente vai para o que fazemos [na prova]”. O foco sobre o indivíduo é evidente nos programas de treinamento no SPIRE. Ele mesmo escreve de 08 a 10 exercícios adaptados por dia. Cada programa é complementado por tempo de aula para analisar o desempenho, mas Thad está sensível à atenção dos atletas mais jovens e tem-se preocupado em evitar o que chamou de “paralisia por análise”.

Devido os atletas do SPIRE comparecerem ao Instituto por um tempo determinado (geralmente de 06 meses a um ano), a abordagem de Thad é trabalhar a partir de um objetivo definido. “A chave é decidir com o atleta quando escolher”, diz Thad, “por isso é crucial que você saiba o que está fazendo antes do tempo”. Thad diz que vai colocar um calendário que define uma agenda de três meses.
Quero que os atletas estejam preparados totalmente e tenham a oportunidade de questionar o programa. Estamos constantemente tentando alimentar o desenvolvimento individual deles dentro e fora da piscina”.





Exemplo de uma semana de treinamento pesado do programa SPIRE

Segunda-feira
Manhã
Aeróbio básico concentrado
Tarde
Trabalho aeróbio de fundo pesado 
Terça-feira
Manhã
Corrida em ritmo de potência mantendo taxa de ácido lácteo
Tarde
Alongamentos intensos com Yoga
Quarta-feira
Manhã
Alto nível láctico definido
Tarde
Treinamento de habilidades

Quinta-feira
Manhã
Natação aeróbia
Tarde
Alongamentos intensos com musculação

Sexta-feira
Manhã
Aeróbio básico concentrado
Tarde
Trabalho de potência curto, musculação, jogos
Sábado
Dia de corrida

Domingo
Descanso




Acesse o site do SPIRE:


Comentários

Postagens mais visitadas