Mensagem de Natal 2019 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Mensagem de Natal 2019

Compartilhe


Natal não é apenas um dia. Natal é um período, um dos mais belos e sublimes períodos do ano. Até mesmo por força do comércio local, não perdemos a sensibilidade capaz de sintonizar um dos sentimentos mais humanos que temos, que é a solidariedade.

Natal é sinônimo de solidariedade. É essa solidariedade que mantém nossa identidade de potiguares, nordestinos e brasileiros, como em nenhum outro lugar do mundo. Não deve ser confundida como ingenuidade tola, não deve ser exposta como conivência de injustiças que por aí se escondem. Ao contrário, deve sim essa solidariedade ser fruto de uma mão consciente em levantar aquele que se doou ao máximo, mas bateu em segundo ou terceiro ou até mesmo não conseguiu chegar.

Natal também é época de fazer o velho e bom “exame de consciência”. Consciência de doação pela equipe, por acreditar no melhor que o técnico podia apostar. Consciência de respeitar os adversários e todas as suas limitações. Consciência de comprometimento com a ética nos esportes, de que o “bem maior” se torna fruto paulatino de sacrifícios às vezes necessários.

Nosso Brasil se diz 98% de sua população cristã. Numa projeção, podia-se esperar que 98% da comunidade aquática se enquadrasse nessa estimativa – um número relativamente expressivo, se colocarmos em questão alguns dos valores universais originados no Cristianismo, como a solidariedade, a ética, a justiça e a conquista pelo “bem maior” (felicidade).

Temos sorte de se tornar praticamente inerente durante os treinamentos diários de natação alguns desses valores tão necessários em nossa sociedade. Como pela ética, cumprimos às regras de natação; pela justiça, somos classificados conforme nossa dedicação; e pela conquista do "bem maior", experimentamos a felicidade de uma medalha ou troféu em cima do pódio.

E onde se encontra a solidariedade? A solidariedade se sobressai e exige de nós um equilíbrio necessário diante de toda competitividade que nos envolve nesta tão bela modalidade esportiva, que é a natação, seja ela em piscina, seja ela no mar. Uma vez intuído o sentido da solidariedade, que ela não fique na mera reflexão de uma mensagem natalina, mas faça parte de nosso dia a dia e abrilhante o que significa ser vencedor.

Porque ser vencedor não é só sobressair-se em plena luz do dia, é saber encarar as noites com total tranquilidade. O esporte nos dá belas lições de vencedores que foram além dos números, vencedores que foram além da velocidade e da resistência. Vencedores que souberam ser solidários em estar presentes diante daqueles que padecem em doenças físicas ou até mesmo psicológicas. Vencedores que souberam sair de seus sofás e encontraram a prefiguração de um frágil recém-nascido no sorriso solidário de quem podia estar na piscina, no mar ou mesmo na arquibancada.

Onde Jesus nasceu não havia neves, nem trenós nem muito menos predominância de ambientes brancos ao redor. E foi numa noite. Natal é isso, é prefiguração de uma noite que irá se transformar em dia. De um sentido dado pela esperança de que a humanidade se torne reflexo do ser humanamente divino, não de vários deuses em si, mas de que todos façam parte do mesmo show, o show da vida.

Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Pages