COB abre inscrições para curso de iniciação esportiva e valores olímpicos

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) abriu inscrições em todo o país para nova turma do Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO). Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do COB, o curso é oferecido nas modalidades atletismo, ginástica artística, judô e natação a profissionais de Educação Física e estudantes universitários do 7º e 8º período de todo o país, gratuitamente, através de uma plataforma de ensino a distância.


Em agosto, quando abriram as inscrições para a primeira turma, tivemos mais de oito mil inscritos no curso, impactando 56 mil crianças de escolas públicas e privadas, com 99% de satisfação dos treinadores e professores que fizeram o curso. Nossa expectativa é que o número seja ainda maior e que profissionais de todas as cidades do Brasil possam ser beneficiados com a iniciativa”, diz Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.

Entre as modalidades mais requisitadas do CIEVO estão o atletismo (43%) e a natação (29%). Já a distribuição por regiões esteve mais concentrada no Sudeste: foram mais de 40% dos professores inscritos no curso. Em seguida foram a região Sul (12,6%), Nordeste (12,6%), Centro-oeste (9,1%) e Norte (6,1%).

O CIEVO proporciona aos professores orientação para trabalharem a Iniciação Esportiva, com crianças de 5 a 10 anos, de forma adequada e lúdica, contribuindo para o desenvolvimento de jovens e promovendo os Valores Olímpicos no ambiente educacional e esportivo.

Desde o início do terceiro milênio, a demanda esportiva vem aumentando e com isso a necessidade de reformular o aprendizado desde a infância. Não faltam formas de se exercitar e também há diversos objetivos de quem pratica esporte. Para promover a Iniciação Esportiva é preciso usar argumentos adequados para estimular a criança a praticar esporte.

O COB acredita na evolução do esporte aliado à educação. E o profissional de Educação Física será o principal condutor de todo esse processo. A diversidade tecnológica desperta interesses que nem sempre são condizentes com as necessidades da criança, o que implica em fatores relacionados à saúde, como, por exemplo, o aumento considerável do índice de obesidade infantil”, explica Rogério Sampaio, campeão olímpico e diretor geral do COB.

O curso dá acesso a um conteúdo de apoio, uma experiência única para os alunos, com base em técnicas pedagógicas consistentes e com atenção ao desenvolvimento integral da criança. O objetivo é que eles possam se beneficiar em termos de desenvolvimento motor, saúde, inclusão, oportunidade e senso de coletividade. Como consequência desse processo, as chances de potenciais talentos serem identificados e encaminhados para o esporte de alto rendimento aumentarão.

A proposta do CIEVO é apresentar o esporte às crianças de forma organizada e também criativa, de modo que as crianças tomem gosto pelo esporte. A intenção aqui não é estabelecer uma única metodologia, mas contribuir com um conteúdo que acreditamos ser positivo e que irá se tornar uma valiosa ferramenta para facilitar a sua atuação no desenvolvimento das suas aulas, com propostas dinâmicas e inspiradoras”, conclui Soraya Carvalho.
As inscrições são feitas diretamente pelo link:


Fonte: CBDA



Comentários

Postagens mais visitadas