Papo de master – De quem é a raia 04 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Papo de master – De quem é a raia 04

Compartilhe
Existe uma conjuntura que aponta para um confronto de idealismo com tendência política refletindo dimensões maiores que um mero grupo de nadadores másteres. Mergulhamos nessa conjuntura, seja por não termos nos preparado pra ela, seja pelo ocasional jogo de interesses sorrateiros. Na disputa pelo troféu, algumas equipes se unem, enquanto outras se esfacelam pela má administração de seu líder.



O termo "laranja" usado na política para indicar alguém usado como fachada em troca de super favores despercebidos pela maioria não se restringe de forma ingênua a investigações do mau uso do dinheiro público, somente. Quando alguém veste a camisa da equipe especificamente máster, ela pesa no bolso o que significa tal camisa comparada a conquistas de outras equipes. Isso gera um contrapeso na balança quando se vê que a equipe não possui mais sentido, não se une, não tem propósito. O "laranja" cala a boca como se passasse autoridade, quando por trás dele um interesse sorrateiro pelo desejo de poder manipula o interesse pela raia 04.

Vamos chamar de "raia 04" o fulano que está por trás do "laranja". O "Raia 04", cujo orgulho não pode ser ferido por qualquer outra raia tocando na frente dele, pode ser comparado justamente à atual conjuntura política brasileira e americana de despreparados autoritários que pensam em dar dois passos à frente quando dão três para trás. Artimanhas para pegar a raia 04 no balizamento são muito bem pensadas entre eles. Haja privilégio de salto alto!

Uma dessas artimanhas foi o "Raia 04" ter chamado a arbitragem no banco de controle e denunciado o Raia 07 por usar um calção fora de regra. Discussões pra cá e pra acolá, o "Raia 04" acabou confundindo a arbitragem e queria entrar no recinto da piscina sem que o Raia 07 disputasse a prova. Na verdade, o calção do Raia 07 estava de acordo com a regra oficial, mas como o Raia 07 estava bem mais preparado para vencer, o "Raia 04" estava disposto a qualquer artimanha antes do sinal de largada para não perder.

É lamentável você vê disputas no esportes que escondem um humilhante pedido de esmola. Ao mergulhar nessa conjuntura, não nos preparamos para a derrota, queríamos vencer e continuar vencendo. Daí surge um "laranja" que esconde o "Raia 04" capaz das mais humilhantes artimanhas para não deixar que outra raia chegue na frente. Ele é capaz, sim, de pedir esmolas, com aquele olhar do "Gato de Botas" pidão, suplicando para o Raia 07 escorregar na largada, errar a virada ou pregar nos metros finais.

Por isso, meu conselho: Se o "Raia 04" aparecer ao seu lado com aquele olhar do "Gato de Botas" pidão, não caia na artimanha dele. Mande treinar! Vá treinar pesado, se quiser vencer. Se o "Raia 04" foi capaz de se esconder por trás de um "laranja", ele é capaz de muito mais, até mesmo de usar a autoridade do "laranja" para comprar a briga, para que todas as outras raias cheguem atrás dele. Esqueceu do quinto mandamento: "Não disputarás W.O. contra a própria sombra em atitudes antidesportivas".

Tem medalhas que você olha com orgulho e diz consigo: "Valeu à pena". Tem outras que não pertencem a você e é preciso aceitar o fato de que essa medalha foi comprada e pertence ao "Raia 04" de salto alto. "Não desejarás a medalha comprada de teu adversário"...

Sairemos sim dessa conjuntura deprimente e carregada de negatividade capaz de destruir nossa equipe. A quebra de braço mal começou e o "Raia 04" já usa aquele seu olhar pidão como quem tem medo de terminar a prova e dizer pro papai que perdeu. E perdeu feio. Perdeu pedindo esmola. Perdeu suplicando pro raia 07 ficar aleijado de um joelho quebrado. Não se surpreenda com tamanha artimanha: Isso é fruto de nossa atual conjuntura narcisista.

Minha torcida é que o "Raia 04" apenas se detenha no seu exclusivismo da raia 04 e não contamine as outras raias com seu salto alto, gerando mais ainda outros filhos de Caim. Para pegar a raia 04, do que mesmo Caim foi capaz? Mas se todos se tornarem "Raia 04", é bem possível que haja grande número de desclassificações por atitudes antidesportivas. A arbitragem está vendo... E as regras não são conferidas apenas pela arbitragem da terra, vale lembrar a quem quiser se tornar aquele "Raia 04".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes