O 1.500m livre master e seus 02 atletas por raia [1/2] - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

O 1.500m livre master e seus 02 atletas por raia [1/2]

Compartilhe
Por ocasião da realização do 62º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação em Natal/RN, em abril de 2018, os nadadores masters e mais especificamente os potiguares tiveram a oportunidade de nadar a mais longa prova oficial de natação: o 1500m Livre. A prova poderia parecer comum, como outra qualquer do estilo livre, mas tinha a particularidade de 02 nadadores na mesma raia, que levantou questões pertinentes: Seria previsto em regra oficial da FINA nadar 02 atletas na mesma raia? Quais implicâncias teriam?


À primeira vista, você se surpreenderia e até poderia achar estranho ou fora de regra dois atletas nadarem na mesma raia. Mas sim, especificamente para as provas de 400, 800 e 1500m Livre, no master, a regra oficial da FINA prevê dois atletas na mesma raia. Isso, diante da forma como a entidade organizadora distribui os inscritos na prova, prevendo a extrapolação do tempo normal de uma competição.

MSW 3.5  The Organising Committee may arrange 400 metre, 800 metre and 1500 metre Freestyle to be swum two (2) swimmers of the same sex in a lane. Separate timing will be required for each swimmer.” – FINA MASTERS RULES 2017-2021

Tradução livre: “O Comitê organizador pode organizar (distribuir) os 400, 800 e 1500 metros do nado livre para serem nadados por dois nadadores do mesmo sexo na mesma raia. Será necessária cronometragem separada para cada nadador”.


Nadar 1.500 não é coisa comum de se fazer a menos de 05 minutos. O recorde mundial em piscina de 50m é do nadador chinês Sun Yang com 14min 31.02seg, ou seja, foi preciso quase 15 minutos para alguém completar a prova mais rápido que qualquer outro nadador no mundo. O recorde mundial master que mais se aproxima do recorde mundial absoluto é do nadador alemão Jan Wolfgarten (30+), com o tempo de 15min 25.79seg, quase 01 minuto a mais que o recorde mundial absoluto. Pelos tempos dos recordes mundiais, dá pra ter noção do quanto essa prova é demorada.

Se o recordista mundial demorou esse tempo todo pra nadar os 1.500 metros, imagine diversos nadadores masters distribuídos em 04 séries femininas e 08 séries masculinas com uma média de 09 ou 10 atletas por série, como foi no campeonato realizado em Natal! Foram quase 03 horas de prova longa ao dar largada invertida com 02 nadadores por raia. Imagine se cada atleta nadasse isoladamente! É dobrar o tempo previsto e esperar umas 06 horas só nadando o 1.500m... Ao dar largada invertida com 02 por raia distribuindo melhor as séries, de fato a entidade organizadora conseguiu agilizar a competição.

No último campeonato mundial master realizado em Budapeste/HUN em agosto de 2017, foram 38 séries femininas e 42 masculinas, sendo 10 atletas por série apenas no 800m Livre – a prova mais longa já realizada em mundiais masters. Se considerarmos uma média de 14 minutos por série, demoraria cerca de 10 horas para terminar a competição nadando o 800m Livre. Mas, ao invés dos 800, se fossem os 1500? Até o texto se tornaria cansativo de tanto ler...


Colocar 02 atletas por raia parece uma solução sensata para atender à demanda de nadadores masters que desfrutam de um evento de grande destaque, como um brasileiro ou um mundial. Porém, embora as regras do estilo livre sejam bastante fáceis de assimilar, temos alguns contrapesos.

O primeiro e mais evidente de todos é a possibilidade de choque entre os atletas, seja lateral ou frontal, acidental ou proposital. Ao nadar em sua raia delimitada por aqueles 2,50m de extensão transversal, o nadador realiza seus movimentos independentes (podendo inclusive aplicar estratégia); porém, com outro nadador ao lado, os movimentos se tornam restritos e indutivos pela própria permissão da regra. E isso, sem considerar a possibilidade de o nadador se chocar propositalmente para atrapalhar seu adversário e fazê-lo perder concentração, ritmo e tempo, em troca da medalha.

SW 10.3 – O nadador deve permanecer e terminar a prova na mesma raia onde começou.”

Outro contrapeso é tratar a prova longa na categoria master de forma diferenciada das demais, quando há possibilidade de recorde nacional ou mundial. Nadar 02 por raia implica maior incidência de marola, maior probabilidade de a água em movimento atrapalhar a estabilidade do corpo e da pegada da braçada e maior esforço dos movimentos entre o tórax e a cabeça, para evitar que a marola atrapalhe a respiração. Marolas em prova de 100m, por exemplo, são diferentes de uma prova como o 1.500m. Em provas de velocidade, a produção de marolas é irrelevante, diante de como o nadador se recupera para a respiração; já em provas longas, a frequência de marolas pode coincidir com o movimento de respiração, fazendo com que o atleta suba mais a cabeça e assim atrapalhe a estabilidade do nado.

SW 10.7 – Obstruir outros competidores, atravessando outra raia ou interferindo de qualquer outra forma, será motivo de desclassificação do nadador infrator. Se a falta for intencional, o árbitro deverá relatar o fato à entidade promotora e a associação do nadador infrator.”

Outro contrapeso bastante problemático ao permitir 02 nadadores por raia é abrir o precedente para o atleta apoiar sua braçada na raia e assim adquirir vantagem na velocidade do nado. Como a maioria absoluta dos atletas nada o crawl nas provas de livre, alguns seguem a técnica com o antebraço dobrado, outros nadam com todo o braço esticado; alguns conseguem girar bastante o tórax quase a 90º, outros nadam com braçada bem aberta, semelhante ao borboleta de modo alternado. Permitir 02 nadadores por raia é dar trabalho dobrado pra arbitragem não só observar largada, virada e chegada, como mais ainda todo o percurso de cada um dos 20 nadadores na piscina.

SW 10.6 – Puxar a raia não é permitido.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes