Em parceria com a ONU Meio Ambiente, a ONG Mares Limpos e o Idema, o Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude realizou a Operação Praia Limpa na manhã desta quinta-feira, 22 de novembro, na praia de Ponta Negra, em Natal/RN. A ação faz parte do programa de sustentabilidade do evento e teve como objetivo sensibilizar os participantes e a população sobre os riscos da poluição em praias e mares.
Liderada pela ativista ambiental e defensora Mares Limpos pela ONU Meio Ambiente, Fe Cortez, a Operação Praia Limpa contou ainda com a participação do gerente executivo de desenvolvimento esportivo do COB, Kenji Saito, e outras autoridades. Dezenas de atletas participantes dos Jogos Escolares da Juventude, 38 alunos da Escola Estadual José Fernandes Machado, além do professor e influenciador digital Rodrigo Sacramento, e diversos banhistas que se sensibilizaram com a causa, também ajudaram na coleta.
Fe Cortez falou aos presentes sobre a importância do engajamento de todos nessa causa, lembrou que a campanha Mares Limpos da ONU é mundial e alertou sobre as 8 milhões de toneladas de plásticos tirados dos mares e oceanos do planeta atualmente.
"Estou muito feliz em ver a preocupação do COB com o meio ambiente. O lixo é um grande perigo para toda a vida marítima, peixes, tartarugas, golfinhos, baleias, pinguins e dessa forma para toda a vida no planeta. Se continuarmos assim teremos mais plástico do que peixes nos nossos mares e oceanos do que água. Pedaços de plástico pequenos como canudos, restos de copos são ingeridos pelos animais, além de não serem reciclados por que não tem valor de mercado" - disse Fe Cortez.
Todos os participantes da ação receberam sacolas retornáveis, luvas e bonés. A operação ainda orientou a população em geral e os turistas sobre práticas sustentáveis. Todo o lixo foi recolhido pela COOCAMAR - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis.
Alunos-atletas participantes dos Jogos Escolares da Juventude de 19 estados participaram da ação. "Esse tipo de ação raramente acontece no Rio (de Janeiro). Mas a gente faz a nossa parte e por isso estamos aqui", afirmou Ana Beatriz Alves, de 16 anos, a equipe carioca de luta olímpica. Os 38 alunos da escola Machadão, de Ponta Negra, entre 8 e 12 anos estavam acompanhados das professoras Sílvia Beatriz e Honara Silva e também participaram da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário