Entenda o que é balizamento (1/3) - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Entenda o que é balizamento (1/3)

Compartilhe
O balizamento é uma listagem pré-definida constando os atletas inscritos para cada prova da competição de natação, podendo indicar em que momento cada atleta irá competir, baseado nas inscrições enviadas para a organização do evento.



Antes de tudo, é preciso saber distinguir sobre os termos “balizamento” e “start list”. Em nível internacional, “start list” é o termo usado para designar o balizamento. No entanto, ele poderá se encontrar em dois formatos: uma lista dos atletas inscritos para cada prova, ordenado por tempo de inscrição (o mais comumente chamado “tempo de balizamento”) – do menor para o maior, ou uma lista ordenada separando os atletas por séries e raias. Já no Brasil, o “balizamento” é esta lista ordenada por séries e raias, enquanto o “start list” é a relação dos atletas inscritos para cada prova.

Os elementos de um balizamento são:
1.      Cabeçalho: Consta as informações básicas do evento
2.      Dados da prova: são os detalhes referentes à prova como número, sexo, qual estilo, metragem, se é revezamento e data
3.      Recordes: é uma pequena tabela contendo os recordes atuais até a data da competição
4.      Listagem: é o balizamento propriamente dito, podendo ser em forma de tabela ou uma lista corrida, mas deve conter no mínimo o nome do atleta, ano de nascimento, clube/equipe/país e o tempo de balizamento (“seeding time” ou “seed”), podendo ser incluído o nome do patrocinador do atleta
5.      Rodapé: contendo geralmente reservado para patrocinadores do evento

Existem programas como o Hy-Tek que geram arquivos texto (txt/html) e outros como o software da Omega que gera arquivos em PDF. Ambos são considerados balizamento, só muda a apresentação de cada.

Quanto se iniciar o processo de gerenciamento de uma competição, a organização envia instruções de como proceder com a inscrição a todos os interessados, incluindo aí uma data-limite para envio. Ainda existem muitos lugares que trabalham com ficha de inscrição em papel, mas vem sendo gradativamente substituída por inscrição através de software ou on-line.



Ao término desta data-limite de inscrições, a organização então gera o “start list”, uma lista contendo apenas os nomes dos atletas e seus respectivos tempos de inscrição em cada prova.

SW 3.1.1 The best competitive times of all entrants for the preceding twelve (12) months prior to the entry deadline of the competition, shall be submitted on entry forms and listed in order of time by the Management Committee. Swimmers who do not submit official recorded times shall be considered the slowest and shall be placed at the end of the list with a no time. Placement of swimmers with identical times or of more than one swimmer without times shall be determined by draw. Swimmers shall be placed in lanes according to the procedures set forth in SW 3.1.2. below. Swimmers shall be placed in trial heats according to submitted times in the following manner.

Esta lista serve então para confirmar as inscrições enviadas, tanto do lado da organização quanto de quem irá participar. Se existir algum erro, ou troca ou até mesmo falta de inscrição, é neste momento que a entidade organizadora pode receber as reclamações. Caso não tenha sido enviado o tempo de balizamento durante a inscrição ou não foi detectado nenhum tempo nos últimos 12 meses antes da data-limite de inscrição, o atleta é balizado “sem tempo”.

Após essa conferência, o arquivo de balizamento é gerado por processamento computadorizado, designando a cada atleta sua série e uma raia em cada prova em que ele estiver inscrito. Uma competição pode conter diversas provas. Uma prova pode conter diversas séries. Mas uma série pode conter no máximo, o número de raias disponíveis na piscina.


Para definir onde cada atleta será posicionado (série + raia), é preciso antes saber qual o tipo da prova:

FINAL DIRETA
É o tipo de prova mais comum no Brasil. É quando os atletas competem uma única vez e são classificados de acordo com o resultado obtido. Neste caso, os melhores tempos encontram-se na última série;

ELIMINATÓRIA E FINAL
É o tipo de prova comum em Campeonatos Brasileiros. A prova é composta por 02 fases. Na eliminatória, os atletas nadam e os “x” melhores tempos avançam para a fase final. O “x” é o número de raias na piscina: se a piscina tiver 08 raias, então avançam apenas os 08 melhores tempos obtidos na eliminatória. Existem sim piscina com 10 raias onde só se usam 08 e neste caso, avançam apenas os 08, sendo que as 02 outras raias (que são as das laterais da piscina) não são utilizadas durante a fase final da competição;

ELIMINATÓRIA E FINAIS “X”
Esta prova existe em Campeonatos Brasileiros Absolutos e é muito comum encontrar em competições nacionais nos Estados Unidos, onde existe até final “C”. É quase o mesmo caso da prova “eliminatória e final”, exceto que no caso da final haverá “X” séries, onde na série dita “A” estarão os “x” melhores tempos, na série dita “B” estarão os próximos “x” melhores tempos e assim sucessivamente. Apenas os atletas que disputam a final “A” podem concorrer à medalha. Esse tipo de prova foi comum até a Olimpíada de 1996 em Atlanta, com finais “A” e “B” (Final “A”: disputa do 1º ao 8º lugar, Final “B”: disputa do 9º ao 16º lugar). Não era raro encontrar atleta que vencia a final “B”com melhor tempo que o 8º lugar da final “A”, mas pela regra da FINA, a colocação permanece como 9º lugar, mesmo se o atleta batesse o recorde mundial ou fosse melhor que o campeão da prova.

ELIMINATÓRIAS, SEMIFINAIS e FINAL
O funcionamento deste tipo de prova é o mesmo do tipo “eliminatória/final”, com o adicional da semifinal entre as duas fases. Para a semifinal, avançam os 02 vezes “x” atletas. No entanto, o balizamento da semifinal será como uma “divisão” dos atletas por tempo. O melhor tempo vai na 2ª série; o segundo melhor tempo irá na 1ª série; o terceiro tempo irá na 2ª; o quarto irá na 1a e assim sucessivamente... Para a final, classificam-se apenas os “x” melhores tempos, independente em qual série o nadador participou (o que difere da semifinal de uma prova em atletismo).

Exemplo de balizamento do 1500 metros Livre Masculino durante os Jogos Olímpicos Rio 2016:

































Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes