Última etapa do Master em 2017 marca recorde histórico

A Federação Aquática Norte-rio-grandense – FAN registrou um recorde histórico de inscritos num evento master desde quando fomentou a competição exclusiva para essa categoria. Foram 206 inscritos, embora 194 tivessem marcado presença na competição. Durante o evento houve homenagem ao nadador Edgard de Oliveira falecido em agosto deste ano, na piscina da UFERSA Mossoró/RN, além da comemoração do aniversário natalício da presidente, Rosileide Brito – Galega. O recorde de inscritos marcou a presença de 104 atletas só da UFRN, o que demonstra o quanto a categoria master se renova e se valoriza cada vez mais.

Foto: FAN

A natação master potiguar em especial os atletas universitários têm cada vez mais valorizado a categoria. Um trabalho muito especial tem sido assumido pelo nadador e prof. Josenaldo Alcântara da UFRN em parceria com o vice-presidente da FAN e também prof. da UFRN, João Cruz. Juntos, eles conseguiram levar 104 atletas para a última competição oficial master, ou seja, mais da metade dos inscritos na competição era da UFRN.

Josenaldo levou o troféu da equipe
que mais inscreveu atletas na competição


No ranking das 09 equipes que participaram das etapas durante o ano, 03 eram de entidades universitárias (UFRN, UNI-RN e UFERSA) e duas de colégios (Marista e Prince). Outras 03 equipes designavam clubes (SESI, SESC e CEPE) e a equipe CHINA também foi elencada no ranking. A briga pelo título de campeão geral da temporada 2017 foi acirrada entre as duas maiores entidades universitárias, variando posições nas duas etapas anteriores.

Troféus de campeão da fase e campeão geral
Foto: FAN


Vale observar que a equipe de natação master da UFRN surgiu instigada nas primeiras competições de 2008 em diante por alguns atletas, que desde então buscavam incitar nos colegas universitários a continuidade dessa paixão que é a natação, inclusive com convites “virtuais”. Muitos atletas quando entram numa universidade se veem obrigados a “correr contra o tempo” para dar conta das cargas horárias das disciplinas necessárias à sua formação. Assim, sobra pouco ou quase nenhum tempo pra manter horário e dias de treinamentos. O quadro ainda fica mais comprometido quando a própria universidade não consegue manter seu parque aquático íntegro e disponível, para que seus alunos ali encontrem o ambiente próprio para a prática de uma atividade física salutar.

Foto: FAN


O início do ano foi marcado por um período de quase 05 meses de interdição da piscina olímpica da UFRN. Atletas de ponta em campeonatos estaduais tiveram que se deslocar para outros locais de treinamento, se quisessem manter seus compromisso com a equipe, porque onde teriam aula não havia uma piscina disponível para treinamento.

O parque aquático da UFRN é um dos mais esbeltos e estruturados de Natal e do Rio Grande do Norte: possui 03 piscinas, sendo 01 olímpica (50m, com arquibancada para 03 mil pessoas) e 02 semiolímpicas (25m). Seria um parque aquático digno de um JUB’s ou campeonato brasileiro de natação, porém sua administração ainda sequer dá conta do título de tricampeão geral do máster. (Compare a manutenção do campo de futebol da UFRN durante o ano com seu parque aquático).

Foto: Josenaldo Alcântara


Aquele efeito “bola de neve” provocado pelos primeiros nadadores que se inseriram no ambiente master hoje renova o brilho de uma participação espetacular de uma equipe numerosa e não só isso, mas campeã de fato, não só em números, mas em qualidade de uma equipe unida. A conquista do título se deve claro, muito mais a cada atleta destemido na equipe junto com o imprescindível apoio que tiveram dos profs. João Cruz e Josenaldo Alcântara. A equipe da UFRN longe de ser apenas “numerosa” é uma equipe de nadadores que gosta mesmo de nadar em meio a qualquer adversidade, uma equipe que não escolhe prova ou ocasião para soerguer um troféu de campeão geral.

Foto: Josenaldo Alcântara


Esse recorde de inscritos na competição promovida pela FAN mostra o quanto o nadador universitário não deixa sua paixão por menos. A FAN também representada pelo seu vice-presidente, o prof. João Cruz, renova seu compromisso de promover a natação, em especial os masters, abarcando os nadadores universitários em meio à sua oportunidade de uma competição empolgante. Que esse recorde de inscritos não fique no passado, mas instigue cada vez mais a participação do nadador master num ambiente de inclusão social e promoção da saúde e do laser.



Comentários

Postagens mais visitadas