Campeão brasileiro da década de 1990 volta a brilhar no máster - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Campeão brasileiro da década de 1990 volta a brilhar no máster

Compartilhe
O nadador potiguar da década de 1990 Rodrigo Villar integrou a equipe do RN Master durante a 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Masters de Natação, em João Pessoa/PB, e com exclusividade falou de seu histórico para a natação potiguar. Rodrigo, hoje categoria 40+, voltou a treinar e em pouco tempo despontou sua memória muscular de campeão para voltar a subir o lugar mais alto do pódio.
  
Foto: Rodrigo Villar

Quando você observa os últimos resultados da prova de 50m Peito no campeonato estadual absoluto em qualquer categoria, pouquíssimos atletas do juvenil ou sênior fazem tempo na casa dos 31 segundos. Quando vai para o master local, nenhum atleta faz tempo abaixo dos 33 segundos no 50m Peito (piscina de 50m). Imagine você forçado pelas circunstâncias da vida a se afastar das piscinas por 24 anos e quando volta, a sensação é como se o tempo não tivesse passado. Assim foi com Rodrigo Villar, destaque potiguar no início da década de 1990, que bateu 31.99’’ pra voltar a ser campeão brasileiro agora no 50m Peito.

No pódio, Rodrigo destacou a natação potiguar nacionalmente
ao se tornar campeão brasileiro no 100m Peito
Foto: arquivo Rodrigo Villar


Em 1989, Rodrigo com apenas 13 anos de idade foi vice-campeão brasileiro infantil no 100m Peito. Dois anos depois, em 1991, o degrau esperado e sonhado foi enfim alcançado ao se tornar campeão brasileiro juvenil na mesma prova. Nos anos seguintes de 1992 e 93, Rodrigo registrou o tri-campeonato com recorde brasileiro na categoria júnior também no 100m Peito. Na época, Rodrigo Villar havia sido treinado pelo ex-presidente da FAN, Sérgio Teda, até o ano de 1991. Com o bi e o tri-campeonato de 1992 e 93, Rodrigo treinou com o então técnico do Clube Português de Recife e hoje narrador do SporTV, o Alexandre Pussield. Pussield havia dado uma clínica de natação no final do mês de abril aqui em Natal/RN e a ocasião provocou o reencontro entre técnico e atleta décadas depois.

Rodrigo à esq. com seu ex-técnico Sérgio Teda à dir.
Foto: arquivo Rodrigo Villar


Ao integrar a equipe do RN Master que participou da etapa nacional promovida pela ABMN em João Pessoa/PB, Rodrigo contou como foi seu retorno pras piscinas agora no ambiente master:

Acabou sendo meio sem querer. Passei 24 anos sem nadar. Voltei a frequentar o ambiente aquático para levar meu filho Felipe para nadar. Lá na UNI, vendo os treinos, senti saudades dos velhos tempos. Reencontrei George Fonseca que me ‘encheu o saco’ para voltar. Acabei cedendo e pensava apenas em nadar sem compromisso. Apenas por prazer. Mas a coisa foi tomando corpo e quando percebi, estava com uma programação de treinos para toda semana. Resolvi encarar...

E pelo jeito deu certo, Rodrigo despontou no master com dois ouros brasileiros, um no 50m Peito e outro no Revezamento 4x50m Medley Masculino 160+, numa briga acirrada contra a equipe do GNU do Rio Grande do Sul. E campeão que tem objetivo, de um degrau já mira outro:

Foram apenas 06 meses de treino. Creio que fiz um tempo bom para os 50m peito. Seria o 14º tempo no Mundial da Hungria. Vamos pensar num trabalho mais longo que permita chegar até Seul em 2019. Quem sabe...”, disse Rodrigo Villar.

Rodrigo Villar hoje é pai do Felipe Villar que participa de suas primeiras competições no circuito estadual de escolinhas de natação, seguindo o exemplo do pai. Durante a competição promovida pela ABMN em João Pessoa/PB, nos dias 16 e 17 de setembro, Rodrigo mostrou com toda a equipe do RN Master a garra e a força de nossa natação.

A RN Master teve a participação decisiva de Rodrigo Villar
integrando a equipe que se destacou na competição da ABMN
Foto: Equipe RN Master




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes