Técnico do RN participa da delegação brasileira durante o Pan Pacífico - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Técnico do RN participa da delegação brasileira durante o Pan Pacífico

Compartilhe
O professor e técnico do Colégio Expansivo, João Carlos da Silva, foi convocado e participou da delegação brasileira de natação que encarou a XXVII Copa Pacífico de Natação 2017 – Copa Julio Maglione. A competição foi realizada na cidade de Santa Cruz/Bolívia e teve participação de atletas dos países: Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Panamá (América Central) – 07 delegações no total. Em especial, João Carlos contou como foi sua experiência na delegação em que integrou a comissão técnica da seleção brasileira na competição.



A Copa Pacífico foi realizada de 16 a 19 de agosto em sua 17ª edição e é voltada exclusivamente para nadadores selecionados de competições do Norte e Nordeste do Brasil, segundo critérios da CBDA. Junto com João Carlos, também haviam sido convocados para o evento sul-americano os nadadores do RN: Lucas Alexandre Melo (EDHC) e Maximiliano Sosa Ruperti (CEI), porém ambos nadadores não marcaram presença na competição. Em consulta, João Carlos falou pra natação do RN como foi sua primeira experiência ao integrar a comissão técnica de natação do Brasil:


Foi uma experiência muito bacana, minha primeira experiência internacional, primeira experiência também na seleção de base. A seleção juvenil foi formada por atletas de 14 a 18 anos, sendo dividida nas categorias: juvenil A (14/15 anos), juvenil B (15/16/17 anos). A delegação foi formada na sua convocação original com 32 atletas e devido a desistência de alguns atletas, só pudemos estar com 29 na competição. A Copa Pan Pacífico reúne atletas dos países da América do Sul. Este ano teve a participação de 07 países na competição. Os países como Argentina e Uruguai não entraram na competição, porque anteriormente a competição ia ser em Sucre na Bolívia, então pelo fato da altitude, alguns países desistiram de ir. E por causa de muitas desistências de outros países, foi mudado pra Santa Cruz de La Sierra, pela altitude que alguns países ameaçaram não ir. Esse ano teve uma participação menor dos países

Em relação à competitividade do evento, João observou muito bem:

Foi uma experiência muito boa, deu pra gente vê o nível da natação na América do Sul em relação à base; é muito forte, muito forte mesmo. Muitos atletas da América do Sul, tanto do Brasil como de outros países como Colômbia, Chile, a própria Bolívia estarão no cenário mundial em breve, pelo fato de estarem bem tecnicamente, fisicamente na categoria juvenil. E a gente pôde acompanhar, trocar experiência com os técnicos da seleção brasileira e também entre os técnicos que estavam presentes



A seleção brasileira conseguiu inédita 3ª colocação geral diante da alta competitividade em que nossos atletas se destacaram na categoria juvenil. João lamenta a ausência dos nadadores do RN, em especial de Maximiliano Ruperti, e destaca:

Quanto à seleção que foi formada por atletas da região NNE, o nível foi muito alto. A nossa seleção teve o nível mais alto nos últimos 06 anos, mesmo com algumas ausências de peso como a de Maximiliano Sosa Ruperti do CEI/RN, que seria um reforço muito grande, principalmente pros revezamentos, como nas provas individuais de 50 e 100 livre e 50 borboleta. (...) Segundo o coordenador do seleção nordestina, nós não tínhamos um resultado parecido como esse há 06 anos e graças a Deus, nós conseguimos fazer com que a seleção dentro de um planejamento dessa competição, viesse a ter esse resultado. Destaque para os atletas da Bahia, os irmãos Esteves (Enzo e Teo) que treinam na CEB com o Rogério Arapiraca, a Bárbara Galvão que é do CEPE/PB e o Gabriel  do clube AcquaR1 da PB”.



Finalizando suas considerações, João Carlos destacou:

Foi uma experiência muito enriquecedora não só pro meu currículo, mas também para o meu trabalho, para minha postura como professor e como treinador e existe muita coisa que a gente vai conseguir fazer as adaptações pra nossa realidade”.


Experiências enriquecedoras assim podem incitar não só quantidade, mas qualidade técnica no aprimoramento diário de uma equipe. Parabenizamos o professor e técnico João Carlos e torcemos para que seus conhecimentos contribuam com o enriquecimento de nossa natação potiguar.


 Confira o link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes