O mês de outubro também é alusivo ao combate ao sobrepeso e obesidade. Por isso, a Prefeitura de Natal inaugurou mais um grupo da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade no município que vai auxiliar na promoção do acolhimento e acesso à saúde da população com excesso de peso da capital.
Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou mais um grupo da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade no município. Localizado na Unidade de Saúde Mirassol, o grupo vai auxiliar na promoção do acolhimento e acesso à saúde da população com excesso de peso da capital.
A secretaria incentivou a integração dos grupos da linha de cuidado nas unidades de saúde durante todo o mês de outubro. Natal conta atualmente com nove grupos nos serviços de saúde, mas todas as unidades do município fazem acolhimento a esses usuários.
Luana Carvalho, responsável técnica do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) da SMS Natal, enfatizou que os grupos servem como um espaço de troca de experiências e dicas entre pessoas que passam pelos mesmos desafios, além de incentivar o aprendizado sobre alimentação, corpo, mente e qualidade de vida.
“Esses projetos são de grande importância para o desenvolvimento da linha de cuidado voltada aos agravos de saúde relacionados à patologia. Contamos com médicos, nutricionistas e enfermeiros para atuar nos grupos e desenvolver um trabalho de acompanhamento dos participantes, promovendo melhor qualidade de vida”, explicou Luana.
Na unidade de Mirassol, a população dispõe de acompanhamento da equipe multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros e nutricionista, além de exames laboratoriais, encaminhamentos para especialistas quando necessário, oficinas culinárias e atividades motoras coletivas.
“O grupo hoje foi iniciado com o intuito de criar hábitos que promovam saúde. A intenção é receber pessoas com sobrepeso, mas estamos acolhendo todos que desejam adotar hábitos saudáveis. O grupo é sobre sobrepeso e obesidade, mas também sobre prevenção. A unidade está de portas abertas com toda a equipe para acolher toda a população interessada”, falou Alexandra Cavalcanti, nutricionista responsável pelo grupo da unidade.
A nutricionista explica que o grupo está aberto a todas as pessoas interessadas; basta procurar a unidade, onde serão informadas as datas dos encontros, previstos para ocorrer nas últimas sextas-feiras de cada mês. Os participantes também serão adicionados a um grupo de WhatsApp, onde recebem informes e desafios diários que incentivam hábitos saudáveis, como registro de pratos saudáveis, metas de hidratação e atividade física.
Ana Paula de Souza, cuidadora de idosos, procurou a unidade para atendimento médico e aproveitou a reunião do grupo.
“Vim a uma consulta hoje e encontrei várias pessoas falando sobre saúde e emagrecimento, algo que preciso muito. Estou entrando no grupo, passarei pela médica e quero continuar participando”, confidenciou.
Ao todo, serão 12 encontros abordando temas como:
- “entendendo sobre o sobrepeso e obesidade”,
- “organização da rotina alimentar”,
- “alimentação saudável na prática”,
- “movimento é vida”,
- “sono, estresse e peso”,
- “leitura de rótulos”,
- “autoestima e imagem corporal”,
- “desperdício de alimentos”,
- “saúde intestinal e fibras alimentares”,
- “prevenção de doenças associadas”,
- “menos açúcar, mais saúde” e
- “celebrando conquistas”.
Para participar, basta procurar a Unidade de Saúde Mirassol, localizada na Rua das Violetas, Capim Macio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Fonte: Prefeitura de Natal


Nenhum comentário:
Postar um comentário