Dia do Saci rivaliza com Halloween? Entenda a história por trás da disputa - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Dia do Saci rivaliza com Halloween? Entenda a história por trás da disputa

Compartilhe
No dia 31 de outubro, parte dos brasileiros se divide entre quem comemora o Dia do Saci  e quem prestigia o HalloweenApesar de ter intuito tradicionalista, a primeira opção é a mais recente entre as duas. Criada em 2003 pela Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci) de São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, a data busca ser um contraponto ao Halloween - ou “raloim”, como escrevem em seus manifestos.

O jornalista e geógrafo Mouzar Benedito, um dos criadores da Sosaci, disse que estava incomodado com a "invasão cultural representada pelo Halloween no Brasil". Os membros da Sociedade sugeriram a criação do Dia do Saci para vereadores locais. A sugestão fez sucesso e São Luiz do Paraitinga instituiu a data comemorativa em 2003.


Comemorações do Dia do Saci
"Um espectro ronda a indústria da cultura. Como já ocorrera durante a I Guerra Mundial – quando os chamados 'povos civilizados' se matavam entre si nos campos da Europa, como lembra Monteiro Lobato em seu Inquérito, escrito em 1917 –, o espectro do Saci voltou para dar nó na crina das potências que invadem os outros países com uma 'indústria cultural' predadora e orquestrada", afirma no Manifesto do Saci de 2012 Mouzar Benedito, um dos fundadores da Sosaci e idealizador da campanha Saci Mascote da Copa do Mundo 2014.

As "potências que invadem os outros países", nesse caso, acabaram por vencer a batalha pelo gosto cultural no Brasil. Nos últimos dez anos, as festas de Halloween têm se multiplicado pelas capitais  brasileiras e varejistas têm se adaptado à tendência.

Apesar da aparente derrota, o Dia do Saci nunca se propôs a ser hegemônico. Se o objetivo é fortalecer a cultura popular, ele teve sucesso em São Luiz do Paraitinga.

Na cidade do interior de São Paulo, fundada em 1769 e destino turístico para entusiastas da história interiorana paulista, as comemorações em homenagem à figura folclórica ocupam toda a última semana de outubro. Apresentações, feiras e atividades lúdicas ocupam o calendário cheio das festividades, oficializadas pela prefeitura do município.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção. Estamos reeditando e atualizando o blog para melhor atender à comunidade aquática. Em breve, calendários e regulamentos estarão disponíveis de forma sincronizada entre os eventos programados ao longo do ano.

Aniversariantes