A World Aquatics (AQUA), entidade maior da natação mundial (antiga FINA), aprovou seu novo estatuto, com destaquer para seu firme compromisso com o esporte limpo. De acordo com o novo texto, atletas poderão se tornar inelegíveis para competições, eventos e cargos do esporte mundial se apoiarem quaisquer iniciativas para o doping.
Os indivíduos (atletas, técnicos, dirigentes, médicos etc.) que apoiam, endossam ou participam de eventos esportivos que utilizam avanços científicos ou outras práticas que possam incluir substâncias e/ou métodos proibidos não serão elegíveis para ocupar cargos na World Aquatics ou para participar de quaisquer competições, eventos ou outras atividades da World Aquatics. O Bureau da World Aquatics aprovou o Estatuto durante reunião em 03 de junho de 2025. A medida entra em vigor imediatamente.
Este novo Estatuto afirma claramente a posição da World Aquatics: pessoas, organizações e competições que promovem ou permitem o doping não têm lugar no esporte aquático.
"Aqueles que permitem o esporte dopado não são bem-vindos na World Aquatics ou em nossos eventos", disse o presidente da World Aquatics, Husain Al Musallam. "Este novo Estatuto garante que possamos continuar a proteger a integridade das nossas competições, a saúde e a segurança dos nossos atletas e a credibilidade da comunidade aquática global."
O World Aquatics Bureau tomará decisões sobre inelegibilidade caso a caso.
Também de acordo com a decisão internacional, as federações-membro da World Aquatics deverão adotar políticas semelhantes em nível nacional para manter padrões consistentes em todo o esporte.
O novo Estatuto do World Aquatics pode ser encontrado no link:
Fonte: AQUA


Nenhum comentário:
Postar um comentário