Mafê Costa e Guilherme Costa "Cachorrão" são eleitos os nadadores sul-americanos do ano - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Mafê Costa e Guilherme Costa "Cachorrão" são eleitos os nadadores sul-americanos do ano

Compartilhe
Apesar de ter tido poucos resultados expressivos a nível mundial durante o último ano, a natação brasileira se destacou entre os países do continente. Em especial, dois jovens talentos do Brasil chamaram a atenção do cenário internacional: Maria Fernanda Costa e Guilherme Costa. Nesta semana, Mafê e Cachorrão, como são conhecidos, receberam o prêmio Swammy Awards de melhores nadadores sul-americanos de 2024. A premiação é feita pela SwimSwam, uma organização de notícias norte-americana especializada em natação.

Melhores do ano
Mafê, 22 anos de idade, mostrou evolução nas competições de nado livre. Ela começou a última temporada no Campeonato Mundial de Longa em Doha. De lá, conquistou recordes sul-americanos nos 400 m Livre (04:02.86), baixando quase três segundos, bem como nos 200 m e 800 m Livre.

Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Mafê continuou a quebrar barreiras. Ela se classificou para a final dos 400 m Livre, quebrando um jejum de 76 anos do Brasil na prova e ficando em 7º lugar. A nadadora também baixou seu próprio recorde continental nos 200 m Livre em mais de um segundo, indo para 01:56.06.

Guilherme Costa também vem se destacando nas provas de meia distância. Na final dos 400 m Livre nas Olimpíadas de Paris, ele atingiu a marca de 03:42.76, ao estabelecer novo recorde das Américas. O antigo recorde, de Larsen Jensen (03:42.78), durou mais de 16 anos. No fim, Cachorrão acabou ficando em 5º lugar, e por apenas 0,23 segundos atrás do pódio. Foi a melhor posição para um sul-americano em qualquer prova de natação nas olimpíadas.

Além disso, vale destacar também que o brasileiro já conquistou uma medalha de bronze na prova do Campeonato Mundial de 2022 e ficou em 4º lugar no Mundial de 2023. Também com 22 anos de idade, Guilherme Costa mostra que será um candidato a medalha nos 400 no próximo ciclo.


Menções honrosas SwimSwam
Além das premiações para Mafê e Cachorrão, a SwimSwam também fez menções honrosas para outros nadadores brasileiros. No feminino, Ana Marcela Cunha foi lembrada pelos resultados de 2024. A baiana de 32 anos conquistou o bronze nos 5 km no Mundial de Doha de Ááguas Abertas. Em Paris 2024, ela defendeu o título olímpico, mas ficou no 4º lugar. Além disso, foi campeã da Copa do Mundo Fina Open Water World Cup.

Outro destaque masculino foi Guilherme Caribé. O brasileiro estreou internacionalmente no Campeonato Mundial de piscina curta de 2024, onde conquistou a prata nos 50 e 100 m Livre. Nos 100 m, inclusive, estabeleceu o seu primeiro recorde na América do Sul. O baiano também perdeu por pouco a final olímpica dos 100 Livre, ficando em 10º lugar com 00:48.03.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes