O blogger Franklin Rodrigues voltou ao lugar mais alto do pódio numa competição de nível nacional ao vencer os 2,5 km durante a Copa Brasil de Águas Abertas. Promovida pela CBDA, a competição reuniu mais de 50 atletas de 15 clubes só na prova dos 2,5 km. Além de vencer a prova, o potiguar ainda foi vice-campeão nos 1,5 km na categoria sênior E (45+).
A 6ª etapa da 11ª Copa Brasil de Águas Abertas aconteceu no período de 31 de maio a 02 de junho, em Fortaleza/CE. A competição exclusiva da modalidade de Águas Abertas teve arbitragem oficial da FCDA – Federação Cearense de Desportos Aquáticos, sendo realizada concomitante ao Circuito Sul-americano de Clubes e Seleções de Águas Abertas, junto com o Campeonato Brasileiro e o Troféu Marcelinha Cunha de Águas Abertas. Enquanto a CONSANAT foi a responsável pelo sul-americano, a CBDA realizou as demais competições previstas em seu calendário oficial.
Integrando a equipe do Sesi/RN junto com Júlio César, únicos do RN na competição, Franklin encarou 03 provas (1,5 km, 5,0 km e 2,5 km), num total de 09 km de natação no mar. Foi a primeira vez que o potiguar resolveu nadar uma sequência de 03 grandes provas de fundo, com intervalo de menos de 24 horas para descanso.
Surpreendido: o adversário é outro
Antes mesmo de competir, Franklin havia treinado tranquilamente nos 02 últimos meses, com boas expectativas de desempenho. Porém, uma semana antes da competição, o potiguar acabou adoecendo, pegando uma gripe repentina. A chance de mostrar os resultados dos treinamentos acabou sendo ameaçada, quando foi preciso entender a necessidade de vencer outro tipo de adversário bem diferente dos que se encontram ao lado pra nadar: o vírus da gripe.
Para não ter prejuízo diante das inscrições já pagas e demais taxas adiantadas para a viagem até Fortaleza/CE, o blogger resolveu encarar a competição mesmo doente, no intuito apenas de completar as provas. A experiência com mais de 30 anos de natação lembrou algumas ferramentas capazes de driblar os efeitos da gripe, como por exemplo, o simples fato de ingerir rapadura nas principais refeições para resguardar a temperatura corporal dias antes da competição, aliada a muita vitamina C.
![]() |
| Foto: Arquivo pessoal |
Apesar de os efeitos da gripe terem diminuído, o atleta teve que nadar no primeiro dia de competição, ainda com leve febre e corrimento nasal. Durante a prova de 1,5 km, o nadador conseguiu segurar ritmo apenas nos 2/3 iniciais da prova, e assim chegou a finalizar a 11 segundos do primeiro lugar, conquistando surpreendentemente a medalha de prata, com tempo relativamente ótimo em relação a seu estado de saúde.
Contudo, a tão brigada medalha de ouro veio na prova dos 2,5 km, após finalizar a saga de 09 km de competição nadados entre a sexta-feira (31) e o domingo (02). Já no domingo, milagrosamente o potiguar estava quase 100% recuperado, quando sentiu que podia soltar o braço melhor do que foi nos 1,5 km.






Nenhum comentário:
Postar um comentário