Depois de 11 dias atravessando a Grécia e depois, mais outros 11 dias atravessando o Mar Mediterrâneo a bordo do "Belém", veleiro de três mastros, movido por ventos alísios, enfim a chama olímpica se aproxima de solo francês. Sob céu ensolarado e mar calmo, o Belém, o navio que transportou a tocha, foi avistado na costa de Marselha na manhã de quarta-feira (08). E chega ao porto antigo de Marselha, antes de embarcar em um épico revezamento da tocha olímpica de 12.000 quilômetros pela França, antes de chegar a Paris.
Já se passaram 100 anos desde a última vez que a capital francesa sediou as Olimpíadas, e a chama visitará mais de 400 vilas e cidades francesas, enquanto atravessa o país antes de descer o Sena e acender o Caldeirão Olímpico, para abrir oficialmente os Jogos da XXXIII Olimpíada. em 26 de julho.
Há três semanas, em Olímpia, na Grécia, vimos a nadadora campeã mundial e olímpica Laure Manaudou como a primeira condutora francesa. Mantendo o tema aquático, o irmão mais novo de Laure, Florent Manaudou – também nadador campeão mundial e olímpico e capitão da seleção olímpica francesa de natação masculina em Paris 2024 – é o primeiro a levar a chama para solo francês.
“É algo que esperávamos há muito tempo”, disse o organizador-chefe do Paris 2024, Tony Estanguet, no início desta semana. “Os Jogos estão voltando para casa”.
Fonte: AQUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário