Conforme conhecemos cada vez mais sobre o comportamento do novo coronavírus, mais aprendemos sobre a recuperação dos pacientes infectados. O coração, por exemplo, é um órgão que precisa ser bem avaliado durante a recuperação da infecção.
Isto é ainda mais necessário caso você esteja pensando em se exercitar novamente. No entanto, os cientistas defendem que quem teve casos leves de COVID-19 ou era assintomático, o rastreamento do coração não é obrigatório.
Como o novo coronavírus impacta o seu coração
O novo coronavírus pode afetar diversos sistemas do nosso corpo. Não é surpresa, portanto, que ele também afete nosso sistema cardíaco. Sendo assim, a recuperação do novo coronavírus requer um cuidado especial com este órgão.
Segundo médicos especialistas, os pacientes que tiveram COVID-19, dependendo dos tratamentos e da gravidade da doença, experimentaram inflamações e problemas de coagulação no coração. Como resultado destes problemas de coagulação, o fluxo sanguíneo para esses órgãos pode ser prejudicado. É o que explica o Dr. Thomas Gut, presidente associado de medicina do Staten Island University Hospital.
Problemas no coração podem persistir após recuperação, demonstra estudo
Os problemas cardíacos podem durar até mesmo depois da recuperação. Um estudo feito na Alemanha e publicado na revista Jama Cardiology demonstrou como a COVID-19 afeta o coração.
A pesquisa analisou cem pessoas, com idade média de 49 anos, que se recuperaram da COVID-19. Conforme os pesquisadores, a maioria foi assintomática ou apresentou sintomas muito leves.
Cerca de dois meses depois do diagnóstico, os cientistas submeteram os pacientes já totalmente curados a exames de ressonância magnética. Durante os exames, cerca de 80% dos participantes da pesquisa apresentavam anomalias cardíacas e 60% tinham miocardite.
Exercitar-se logo após a recuperação pode causar danos ao coração
Os especialistas estão preocupados com a prática de exercícios logo após a recuperação da COVID. Começar a se exercitar muito rapidamente ou fazer exercícios muito cedo, sem estar ciente da condição do seu coração, como explica Gut, pode ter efeitos negativos. Para o especialista, se você se tornar ativo novamente e o coração e os pulmões começarem a exigir mais produção, pode haver problemas.
De acordo com Gut, fazer exercícios com problemas cardíacos relacionados ao COVID-19 pode provocar batimentos cardíacos irregulares ou morte cardíaca súbita. Isso se deve, segundo os cientistas, aos efeitos de longo prazo da COVID-19. Os especialistas advertem que estes efeitos ainda estão sendo pesquisados.
Da mesma maneira que é importante checar a saúde do seu coração, você deve procurar mantê-lo saudável. Sendo assim, existem algumas atitudes que podem ajudar você a manter este órgão funcionando corretamente e a se recuperar com mais tranquilidade da Covid-19.
Primeiramente, é preciso prestar atenção na sua alimentação. A sua dieta pode impactar massivamente a saúde deste órgão. Portanto, evite alimentos com muito sódio e açúcar. Alimentos ricos em gorduras também podem ser prejudiciais.
Exercícios aeróbicos, além de fortalecerem os seus pulmões, também podem ajudar a proteger e curar mais rapidamente o seu coração e o sistema circulatório como um todo.
Além da alimentação e dos exercícios, existem algumas atitudes que você pode tomar para cuidar do seu coração:
- Cuide do seu sono;
- Controle o seu peso, já que o excesso de peso contribui para o aumento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto;
- Controle a pressão arterial;
- Fique de olho no colesterol;
- Controle a glicose;
- Combata o estresse. O seu corpo pode liberar hormônios que influenciam nos índices de colesterol e de hipertensão.
Em suma, fortalecendo o seu coração após contrair a Covid-19, você fortalece seu corpo inteiro.
Fonte: Mundo Boa Forma
Nenhum comentário:
Postar um comentário