A presidente da FAN, Rosileide Brito "Galega", participou na última segunda-feira, dia 23 de agosto, de uma seção na Câmara Municipal de Natal, representando a entidade responsável pelos desportos aquáticos no RN. A Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal formada pro vários vereadores recebeu representantes de várias federações esportivas, que expuseram as dificuldades das entidades e a necessidade de apoio do poder público.
“Viemos para debater, discutir, ouvir as demandas, as dificuldades enfrentadas pelas federações devido à ausência do poder público para fomentar o esporte”, explicou o vereador Luciano Nascimento (PTB), presidente da comissão.
A presidente da Federação de Atletismo do Rio Grande do Norte, Magnólia Figueiredo, enfatizou que não se trata apenas da questão financeira, mas também da efetivação de políticas públicas que integrem o esporte com a comunidade.
“Temos corpo técnico e precisamos de políticas públicas para iniciativas como o desporto social nas escolas, que já existe em estados vizinhos e integra, através de várias secretarias, alunos e comunidade, fazendo com que percebam a importância da educação e, através das modalidades esportivas, trabalhem competências socioemocionais e políticas integrativas”, sugeriu Magnólia.
Magnólia Figueiredo pte. da FNA (esq.) e "Galega" pte. da FAN (dir.) Créditos: FAN/Instagram |
Já a presidente da FAN, a Prof. Rosileide Brito "Galega", representando a entidade que rege o desporto aquático no RN, apresentou a realidade da federação que em seus 21 anos de mandato, já registrou atletas como Bruno Fratus, bronze olímpico em Tóquio, e Marcos Macedo, campeão mundial e atleta olímpico no Rio 2016, além de citar atletas que são promessa da natação potiguar. A seção teve exposição da atual situação da FAN, com pedido para sensibilização do poder público diante do atual quadro econômico à mercê de favores "pontuais".
Participaram, ainda, representantes das federações de Box Olímpico, Artes Marciais Mistas (MMA), Skateboard, Handebol, Futsal, Karatê, Skate, Luta Olímpica, Taekwondo e da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF/RN).
Dário Gomes, vice-presidente da SADEF/RN, destacou que as dificuldades financeiras ampliam os obstáculos dos paratletas.
“Necessitamos viajar para competições, manter uma dieta específica para os treinos de alto rendimento e a maioria dos atletas é de baixa renda. Temos o programa Bolsa-atleta federal que tem ajudado nisso, precisamos de apoio neste sentido também das gestões locais”, disse ele. A entidade participa das Paraolimpíadas de Tóquio/2021 com três atletas.
Os vereadores Hermes Câmara (PTB), Robson Carvalho (PDT) e Tércio Tinoco (PP), membros da comissão, também participaram da reunião, assim como os vereadores Eribaldo Medeiros (PSB) e Kleber Fernandes (PSDB), que falou sobre sua experiência enquanto atleta de judô.
O vereador Robson Carvalho disse que, a partir dos relatos, a comissão vai mediar as propostas e articular para que emendas sejam aprovadas no orçamento do Município.
“Vamos levar essas pautas ao Poder Executivo, como a criação do conselho do esporte, do fundo para o esporte e planejar emendas para investimentos na área”, disse o parlamentar.
Ver. Luciano Nascimento, pte. da Comissão Créditos: FAN/Instagram |
Fonte: GM
Nenhum comentário:
Postar um comentário