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UNESCO defende investimento em atividades físicas como recuperação diante do covid-19

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A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO defende o investimento na Educação Física como pauta importante para a proteção e recuperação durante a pandemia do novo coronavírus. Um estudo mostra que a atividade física orientada pelo profissional de Educação Física colabora na prevenção, ajudando na luta contra comorbidades, como a obesidade, e na recuperação, tanto nos aspectos físicos quanto nos emocionais, dos infectados pelo novo coronavírus.


O estudo mostra ainda que a atividade física pode reduzir a obesidade de crianças e jovens em 30%, aumenta os resultados acadêmicos em 40% e colabora com a diminuição de sintomas de depressão e ansiedade em até 30%.

De certa forma, a pandemia do covid-19 ironicamente realçou o valor da boa saúde e resiliência (física, mental, social e econômica). Quase um quarto da população mundial (25%) tem algum problema de saúde subjacente que aumenta sua vulnerabilidade ao vírus. Os problemas de saúde mental aumentaram exponencialmente durante a pandemia, especialmente entre os jovens. A inatividade física pode agora ser considerada uma pandemia paralela, contribuindo para 05 milhões de mortes prematuras anualmente.



Ao contrário dos programas tradicionais de educação física, que adotam uma abordagem “tamanho único”, a educação física de qualidade se baseia na igualdade de oportunidades para todos que acessam um currículo equilibrado e inclusivo. A participação em programas de educação física de qualidade melhora a saúde física, diminui as condições crônicas de saúde mental e cria resiliência socioemocional. Também fornece uma porta de entrada de alto impacto e baixo custo para a participação vitalícia em atividades físicas ao longo da vida.

É por essas razões que a educação física de qualidade representa um componente importante no novo carro-chefe de recuperação contra a covid-19, que foi projetado para responder aos efeitos imediatos na saúde física e mental da atual pandemia de saúde.

Neste contexto, a UNESCO com o apoio financeiro do Comitê Olímpico Internacional – COI lançou duas novas publicações voltadas para a ação em Educação Física de Qualidade (QPE):

• Defender o desenvolvimento de políticas de Educação Física de qualidade inclusiva
• Como influenciar o desenvolvimento de uma política de educação física de qualidade

Com base no sucesso do Projeto de Política de Educação Física de Qualidade, as publicações baseadas em evidências foram desenvolvidas pela UNESCO para apoiar os Estados Membros a acelerar os esforços de recuperação do covid-19 e construir um “novo normal” baseado na inclusão e resiliência. O QPE é enquadrado como um caminho de valor e investimento de baixo custo e alto impacto com diversos resultados físicos, mentais, de desenvolvimento e educacionais positivos.

"A Educação Física de qualidade é a base para uma vida mais saudável, feliz e produtiva, e tudo começa na escola. Tem o potencial de acelerar os esforços de recuperação do covid-19 e ajudar a projetar um “novo normal”. Precisamos aprimorar o ensino da Educação Física, fomentar o talento, mas também incutir os valores que são veiculados pelo esporte. Trabalho em equipe, mérito, espírito positivo!– afirma Gabriela Ramos, Subdiretora Geral de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO

As publicações convocam todos os atores dos ecossistemas de esporte, educação, saúde e juventude a investir, implementar e defender políticas e programas de educação física de qualidade. O kit de ferramentas interativo é projetado especialmente para apoiar e engajar jovens e organizações (entidades), para defender e contribuir efetivamente para o desenvolvimento de políticas de educação física de qualidade. Oferece técnicas experimentadas e testadas para inspirar estratégias de apoio orientadas ao impacto e listas de verificação práticas para navegar pelos processos de desenvolvimento de políticas de educação física.

O resumo da política com base em evidências apresenta o caso de investimento em QPE. Seu conteúdo baseia-se diretamente nas conclusões de intervenções no país que demonstram o valor das parcerias intersetoriais no desenvolvimento de políticas de QPE. Ele também contém uma série de recomendações práticas para as partes interessadas públicas e privadas nos ecossistemas esporte-educação, juntamente com recursos para apoiar a implementação das recomendações.




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