A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura –
UNESCO defende o investimento na Educação Física como pauta importante para a
proteção e recuperação durante a pandemia do novo coronavírus. Um estudo mostra
que a atividade física orientada pelo profissional de Educação Física colabora
na prevenção, ajudando na luta contra comorbidades, como a obesidade, e na
recuperação, tanto nos aspectos físicos quanto nos emocionais, dos infectados
pelo novo coronavírus.
O estudo mostra ainda que a atividade física pode
reduzir a obesidade de crianças e jovens em 30%, aumenta os resultados
acadêmicos em 40% e colabora com a diminuição de sintomas de depressão e
ansiedade em até 30%.
De certa forma, a pandemia do covid-19 ironicamente realçou o valor
da boa saúde e resiliência (física, mental, social e econômica). Quase um
quarto da população mundial (25%) tem algum problema de saúde subjacente que
aumenta sua vulnerabilidade ao vírus. Os problemas de saúde mental aumentaram
exponencialmente durante a pandemia, especialmente entre os jovens. A
inatividade física pode agora ser considerada uma pandemia paralela,
contribuindo para 05 milhões de mortes prematuras anualmente.
Ao contrário dos programas tradicionais de educação física, que
adotam uma abordagem “tamanho único”, a educação física de qualidade se baseia
na igualdade de oportunidades para todos que acessam um currículo equilibrado e
inclusivo. A participação em programas de educação física de qualidade melhora
a saúde física, diminui as condições crônicas de saúde mental e cria resiliência
socioemocional. Também fornece uma porta de entrada de alto impacto e baixo
custo para a participação vitalícia em atividades físicas ao longo da vida.
É por essas razões que a educação física de qualidade representa um
componente importante no novo carro-chefe de recuperação contra a covid-19, que
foi projetado para responder aos efeitos imediatos na saúde física e mental da
atual pandemia de saúde.
Neste contexto, a UNESCO com o apoio financeiro do Comitê Olímpico
Internacional – COI lançou duas novas publicações voltadas para a ação em
Educação Física de Qualidade (QPE):
• Defender o desenvolvimento de políticas de Educação Física de qualidade
inclusiva
• Como influenciar o desenvolvimento de uma política de educação
física de qualidade
Com base no sucesso do Projeto de Política de Educação Física de
Qualidade, as publicações baseadas em evidências foram desenvolvidas pela
UNESCO para apoiar os Estados Membros a acelerar os esforços de recuperação do covid-19
e construir um “novo normal” baseado na inclusão e resiliência. O QPE é
enquadrado como um caminho de valor e investimento de baixo custo e alto
impacto com diversos resultados físicos, mentais, de desenvolvimento e
educacionais positivos.
"A Educação Física de qualidade é a base para uma vida mais saudável, feliz e produtiva, e tudo começa na escola. Tem o potencial de acelerar os esforços de recuperação do covid-19 e ajudar a projetar um “novo normal”. Precisamos aprimorar o ensino da Educação Física, fomentar o talento, mas também incutir os valores que são veiculados pelo esporte. Trabalho em equipe, mérito, espírito positivo!" – afirma Gabriela Ramos, Subdiretora Geral de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO
As publicações convocam todos os atores dos ecossistemas de
esporte, educação, saúde e juventude a investir, implementar e defender
políticas e programas de educação física de qualidade. O kit de ferramentas
interativo é projetado especialmente para apoiar e engajar jovens e
organizações (entidades), para defender e contribuir efetivamente para o
desenvolvimento de políticas de educação física de qualidade. Oferece técnicas
experimentadas e testadas para inspirar estratégias de apoio orientadas ao
impacto e listas de verificação práticas para navegar pelos processos de
desenvolvimento de políticas de educação física.
O resumo da política com base em evidências apresenta o caso de
investimento em QPE. Seu conteúdo baseia-se diretamente nas conclusões de
intervenções no país que demonstram o valor das parcerias intersetoriais no
desenvolvimento de políticas de QPE. Ele também contém uma série de
recomendações práticas para as partes interessadas públicas e privadas nos
ecossistemas esporte-educação, juntamente com recursos para apoiar a
implementação das recomendações.
Fonte: UNESCO (original em inglês)
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