Edital do bolsa atleta é lançado com sistema virtual para inscrições e acompanhamento dos processos - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Edital do bolsa atleta é lançado com sistema virtual para inscrições e acompanhamento dos processos

Compartilhe
Informações da CBDA confirmam um dos incentivos necessários para a formação de atletas e futuras estrelas esportivas, através do bolsa atleta. Além das informações disponíveis, mais que necessário agora é que atletas e técnicos se inteirem do processo para obtenção do bolsa atleta, hoje facilitado através do Ministério da Cidadania.



Fundamental para o desempenho e a evolução do esporte brasileiro desde a sua criação, em 2005, o programa "Bolsa Atleta" teve seu novo edital lançado e terá uma importante novidade neste ano. A partir de agora, os candidatos não precisarão mais enviar documentos pelos Correios. O Ministério da Cidadania lançou um sistema digital para facilitar as inscrições e o acompanhamento dos processos de análise e concessão do benefício.

Num ambiente seguro e totalmente virtual, os atletas candidatos poderão realizar a inscrição a partir do dia 26 de janeiro e enviar documentos, como declarações de clube e de patrocinadores direto pelo sistema. É nele também que o candidato à bolsa deverá preencher o plano esportivo, acompanhar o andamento da análise da inscrição e verificar periodicamente a existência de pendências. O período de inscrições segue até 15 de fevereiro. Quando for publicada a lista de contemplados no Diário Oficial da União, o atleta poderá, por meio do sistema, enviar os dados bancários e assinar o termo de adesão.

"Saímos da era do papel para a era digital", afirma o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

"Estamos dando início a uma série de mudanças para que o Bolsa Atleta fique mais moderno, ágil e, assim, traga ainda mais frutos ao esporte brasileiro", avalia o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães.

"O que buscamos com esse novo sistema foi uma interação maior entre o beneficiado e a Secretaria de Alto Rendimento", destaca o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR), Bruno Souza.

Segundo ele, a modernização do programa é mais uma ação, alinhada aos ajustes administrativos necessários que vêm ocorrendo para o Bolsa Atleta avançar, sem que o beneficiário final tenha prejuízo. Mesmo durante a paralisação do calendário esportivo em 2020, em função da pandemia de Covid-19, os bolsistas não ficaram sem receber os pagamentos.

"Hoje o recurso necessário para o Bolsa Atleta já está inserido na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano vigente. Em um passado recente, a gente começava o ano tendo que correr atrás de uma parte suplementar porque o orçamento nunca era suficiente, nunca estava disponível de fato na LOA", explica Bruno Souza. "Agora houve um entendimento maior de que o edital em janeiro faz muito mais sentido e a gente já começa o ano sabendo da necessidade orçamentária que o programa terá", completa.

A previsão orçamentária para o Bolsa Atleta em 2021 é de R$ 145 milhões, a maior desde 2014 e superior, inclusive, ao investimento no programa em 2016, ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, que foi de R$ 143 milhões.

O canal de comunicação da CBDA para dúvidas e solicitação de documentos referentes ao Bolsa Atleta é através do e-mail:

rodolfo.carneiro@cbda.org.br

Passo a passo
O novo sistema do Bolsa Atleta estará ativo a partir do dia 26 de janeiro. Para ter acesso, todos os candidatos elegíveis devem se cadastrar no portal único do Governo Federal. Com a senha criada, o atleta terá acesso ao sistema do programa, por meio da área de Inscrições da página do Bolsa Atleta no portal do Ministério da Cidadania. Assim, ele será direcionado ao portal de acesso dos sistemas, quando deverá clicar em "Entrar com gov.br" e inserir o CPF e a senha cadastrados. Já na área restrita, poderá efetuar a inscrição e enviar a documentação necessária.

Fonte: CBDA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes