Uso de aparelhos luminosos antes do sono

Nadador que se preze necessita de noites de sono que lhe proporcionem 100% de recuperação após dias carregados de treinos exaustivos, contando ainda com aulas ou trabalhos (masters). Por outro lado, o uso de dispositivos eletrônicos emissores de luz para leitura, comunicação e entretenimento tem aumentado muito recentemente e de acordo com um estudo publicado online na revista Proceedings (da Proceedings of the National Academy of Sciences), ler um livro real impresso em papel pode ser muito menos perturbador do que a leitura numa tela de computador, tablet ou smartphone.



Após avaliar 12 adultos jovens e saudáveis para uma das duas atividades: a leitura de um e-book em uma sala mal iluminada por cerca de quatro horas antes de se deitar em cinco noites consecutivas, ou a leitura de um livro impresso para a mesma quantidade de tempo de emissão de luz, pesquisadores descobriram que em comparação com um livro impresso, um e-book emissor de luz diminuiu a sonolência, reduziu o sono mais profundo (sono REM) e suprimiu substancialmente a ascensão da melatonina, o hormônio que regula o ciclo de sono e vigília. As pessoas que leem e-books (tablets ou smartphones) relataram se sentir menos alerta na parte da manhã.



O estudo usou apenas iPads, mas em testes separados os pesquisadores descobriram que iPhones, iPods e o Kindle Fire tinham emissões de curto comprimento de onda semelhantes. Curiosamente, o Kindle original, que não tem a sua própria fonte de luz, reflete a luz ambiente como um livro regular. Os pesquisadores não testaram o Kindle Paperwhite ou o Kindle Voyage, que utilizam uma tecnologia diferente de iluminação frontal projetada para ser mais fácil aos olhos, de acordo com o fabricante, a Amazon Inc.



Os autores concluíram que a utilização de dispositivos emissores de luz imediatamente antes de deitar aumenta o estado de alerta nesse momento, o que pode levar os utilizadores a retardar a ida para a cama e o adormecimento. No geral, verificou-se que o uso de dispositivos emissores de luz portáteis imediatamente antes de dormir tem efeitos biológicos que podem perpetuar a deficiência de sono e perturbar o ritmo circadiano (período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite), sendo que ambos podem ter impactos negativos sobre o desempenho, saúde e segurança.





Dessa forma, para quem pratica natação e principalmente, para quem compete, evitar tais aparelhos cerca de 02 horas antes de dormir é primordial para a saúde o desempenho. Quando acontece de uma competição causar preocupação antecipada e o nadador não consegue dormir pensando em seus resultados, apelar para aparelhos que irão retardar o sono pode indicar uma predisposição para a derrota. Ou seja, por não conseguir dormir direito, o nadador acaba se convencendo que vai competir de qualquer jeito, deixando seus melhores resultados para seus adversários.

Mantenha um horário regular para seu sono. Antes de competir, evite preocupações antecipadas e se possível, durma mentalizando cada parte de sua prova.

Fonte:
Informativo ABMN – Ano XXIV n° 95


Comentários

Postagens mais visitadas