Feliz 2020 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Feliz 2020

Compartilhe
O ano 2020 chegou e com ele não apenas um ano, mas uma década. 2020 é um ano que promete diversos grandes eventos, carregado de diversas grandes emoções nos esportes aquáticos, a começar por ser ano olímpico, ano da 125ª Olimpíada, a ser realizada em Tóquio/Japão. Em 2020, também iremos comemorar os 50 anos de fundação de nossa Federação Aquática Norte-Riograndese – FAN. Assim como desafios foram superados e conquistas foram alcançadas em 2019, mantenhamos a fé no melhor que podemos fazer, a esperança de dias cada vez melhores e o amor neste que é um dos melhores esportes aquáticos de todos os tempos: a natação.



A imagem de capa desta postagem não foi escolhida por sorteio. O blog renova nosso compromisso diante dos grandes desafios não só do ano, não só da década, mas, segundo previsões científicas, dos próximos 20 a 30 anos, em que se não fizemos algo por nosso planeta imediatamente, as consequências poderão ser desastrosas, com a elevação de mais 2º C. Já estamos sentindo o planeta dar sinais de insatisfação com a ganância e a arrogância humanas, e um nadador de águas abertas não pode ignorar o fato de cardumes se deslocarem para regiões improváveis anteriormente, fruto de mudanças climáticas. O mínimo que podemos fazer é saber cuidar de nosso lixo cotidiano, plantar e cuidar de árvores pela cidade e votar em quem tem compromisso com as questões ambientais.

Desafios estão à nossa espera em 2020. Estaremos prontos para encará-los? Tornar a natação menos elitizada não é algo que depende diretamente de quem esteja dentro da piscina, mas sim de quem está fora e pode criar oportunidades de novos talentos surgirem. As capitais vizinhas a Natal possuem excelentes parques aquáticos para competições a níveis não só local, como nacional e até internacional. Isso torna-se um diferencial para a criação de novas oportunidades para a prática das modalidades aquáticas: natação, saltos, nado artístico e polo. Sem sobras de dúvidas, apenas nosso litoral é ricamente vastos de ambientes próprios para as maratonas (travessias), diante das pouquíssimas opções de grandes competições em piscinas.

Somado a isso, a deficiência em investimento nos esportes aquáticos e a escassez de empresas compromissadas minam o surgimento de novos talentos. Por outro lado, até poderiam ignorar a potencialidade que o potiguar tem em encarar desafios e vencê-los. Dramático poderia parecer comparar o número de crianças e adolescentes ociosos, quando poderiam estar numa piscina mirando novos objetivos, mas estão à margem de descobrir sua potencialidade, suscetíveis aos encantos da droga e da violência. Estatísticas poderiam indicar culpados, mas nosso intuito maior não é se deter em problemas e sim procurar solução (até porque quem se detém no problema torna-se culpado do próprio problema).

Fazendo menção a um dos melhores treinadores de natação que o RN produziu, José Renato (Zezé, 1998+) deixou um legado visível para a natação potiguar. Das 09 equipes federadas em 2019, apenas 03 não teriam técnicos formados pela competitividade da natação das décadas de 1980 e 90. E Zezé marcou sua época, projetando valores do esporte de tal forma que sua sensibilidade ainda seria perceptível em algumas das expressões usadas aqui no blog. Não seja à toa que o primeiro campeão brasileiro máster do RN tenha sido produzido por Zezé, e hoje podemos contar com uma equipe máster vitoriosa em diversas competições. Claro que nada disso foi programado por Zezé ainda em vida, mas quando se ama o que se faz, seu legado é ressoado por muito tempo em outras gerações.

A propósito, falando não num ano específico, mas na década de 2010-19, sem sobras de dúvidas nosso maior nadador potiguar da década foi Marcos Macedo. Nadador olímpico nos Jogos do Rio 2016, "Marquinhos" havia sido campeão mundial em 2014; em 2012, por pouco não havia conquistado vaga olímpica, tendo somado em seu currículo diversos títulos nacionais, um deles em 2010 quando foi pódio ao lado de Bruno Fratus e César Cielo nos 100 m Livre. Marquinhos é o único nadador potiguar a ter feito os 100 m Livre abaixo de 00'50.00" (50 segundos) tanto em piscina de 25 quanto de 50 metros.

No feminino, a indicação não é de uma, mas sim de duas nadadoras e sem dúvida elas merecem. As gêmeas Karen e Katilen Liberato são as nadadoras potiguares da década. Ainda perdura o recorde estadual batido em 30/09/2012 por Katilen nos 50 m Borboleta (Juv), com 0'30.32''. Karen também é recordista estadual dos 100 m Livre (Snr). Em 2017, Katilen havia sido vice-campeã brasileira nos JUBs, ao conquistar a prata nos 50 m Borboleta, com 0'29.12''. Em 2019, durante o Campeonato NNE Máster realizado pela ABMN, as gêmeas sagraram-se recordistas brasileiras junto com Amon Melo e Arthur Pereira no 4x50 m Livre Misto (pré-Máster). As nadadores também são recordistas brasileiras máster: Karen nos 50m Livre (28.37'') e Katilen nos 50 m Borboleta (29.39'').

Exceções à parte, alguns destaques másters individuais merecem nosso reconhecimento ao serem listados no Top 10 FINA de 2018. Foram 07 integrantes que de alguma forma tornaram-se o resultado continuado do início da década por outros nadadores másters do RN, que haviam iniciado a formação de equipes vitoriosas. O bastão foi passado com maestria e hoje torna-se difícil indicar os nadadores José Januário ou Paulo de Tarso como o maior nadador máster da década, por suas contribuições e conquistas. Diante de seu vasto currículo desde suas primeiras conquistas nacionais em 2018, no feminino, a nadadora Gisele Morais com certeza é a nadadora máster da década.

Das escolinhas o maior destaque da década foi a equipe do Marista, penta-campeã do Circuito Estadual promovido anualmente pela FAN. Foi do Colégio Marista que surgiu o atual nadador mais veloz nos 50 m Livre do Brasil, o atleta Bruno Fratus, que chegou a ter na mesma prova o melhor tempo do mundo em 2019, e quem sabe esteja na disputa por medalha olímpica deste ano. E é das escolinhas que surgem os futuros talentos da natação potiguar a partir de suas primeiras experiências em competições.

Os 50 anos da FAN marcam seu primeiro jubileu, ou seja, suas primeiras "bodas de ouro". Faremos resumos durante o ano com depoimentos de várias personalidades que marcaram a história desses 50 anos de Federação. A presidente da FAN, Rosileide Brito, também comemora 20 anos à frente da federação, promovendo e realizando eventos oficiais de natação e nado artístico, além de seus 60 anos de idade que serão comemorados no dia 06 de outubro. Dentre suas maiores inovações nesses 20 anos à frente da FAN está a TV FAN, que hoje depende de empresas patrocinadoras para ser mantida. Foi Galega quem criou e mantém anualmente as competições de escolinhas e do máster.

Algumas novidades e melhorias estão sendo pensadas para o ano que se inicia, além da atualização de várias ferramentas do blog disponíveis ao público. Um ranking extra-oficial de provas para a categoria máster talvez venha a integrar uma das páginas do blog, isso diante do desafio de atualizar prova a prova, manualmente, os mais de 100 atletas que participam de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Também, estaremos acompanhando nossa seleção brasileira de natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio e mais ainda, na torcida por nossos paratletas classificados para as disputas de medalhas nas Paralimpíadas de Tóquio 2020.

Em 2019, havíamos atingido os 400 mil acessos ao blog e hoje beiramos os 500 mil. Para quem tem acompanhado o maior site de natação do RN e um dos mais acessados do Brasil, artigos de opinião e análise crítica sobre esportes, além de dicas de saúde, técnica e psicologia para atletas estão no planejamento para 2020. A meta não é só repercutir diante dos acessos que mostram o interesse da comunidade aquática, mas contribuir para um legado histórico de nossa natação potiguar. Nesse sentido, desejo a todos um ótimo ano de realizações. Feliz 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Pages