Bruno Fratus: "O Brasil poderia ser uma potência olímpica" - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Bruno Fratus: "O Brasil poderia ser uma potência olímpica"

Compartilhe
O nadador Bruno Fratus vive ótimo momento na carreira. Dono da terceira melhor marca de 2019 nos 50 metros nado livre, Fratus conquistou sua terceira medalha em Mundiais, foi o segundo colocado na prova mais rápida das piscinas em Gwangju, na Coreia do Sul. O brasileiro se diz disposto a participar do desenvolvimento do esporte no país e acredita que o Brasil deveria fomentar o esporte nas escolas para se tornar uma potência olímpica.

Créditos: Washington Alves/COB


Em entrevista, Fratus falou sobre as cobranças que os atletas brasileiros recebem e suas projeções para o futuro da modalidade, direto de Coral Springs, no estado americano da Flórida, onde vive.

E qual é a real importância do Jogos Pan-Americanos?
É uma vitrine muito grande para o esporte brasileiro, para a chegada de patrocinadores, é importante para a fomentação do esporte, ensinar a torcer pelo ídolo. Por isso é muito ruim esse “mas” nas manchetes: “Ganhou, mas é Pan” ou Ganhou, mas é prova não olímpica”. Isso gera uma desconfiança geral muito grande.

A CBDA vive hoje uma enorme crise, com diversos dirigentes acusados de corrupção e quase nenhum dinheiro em caixa. Acredita que haja luz no fim do túnel?
Vejo gente muito bem-intencionada envolvida, pessoas trabalhando por amor ao esporte tanto na CBDA quanto no Comitê Olímpico Brasileiro. Foi o COB que conseguiu viabilizar toda a logística e preparação para este ciclo olímpico. Trabalhar com esporte é diferente de qualquer outro ramo. Na CBDA tem gente trabalhando há meses sem receber. É uma situação complicada, é chata, mas quando há gente tão comprometida, capaz de sacrificar seu tempo e dedicação em prol do esporte, sempre há luz no fim do túnel. E nós fazemos o nosso papel, que é nadar e passar uma imagem boa do esporte para tentar melhorar essa situação.



Como lida com as cobranças nas redes sociais?
Eu acho engraçado quando você recebe uma mensagem de alguém te cobrando como se você tivesse obrigação de ganhar. Consigo entender quem te passa apoio e se emociona com o atleta que vai lá competir com a bandeira do país, seja na touca, no quimono, no uniforme, consigo entender quem se inspira nisso. Mas não entendo o que leva alguém a ir a uma rede social ofender, cobrar de forma pesada e negativa, porque o cara ganhou medalha no Mundial, mas não ganhou na Olimpíada.

Acredita que o atleta brasileiro é valorizado por aqui?
A chave é educar o torcedor. Uma coisa em que os Estados Unidos dão um baile no Brasil é a cultura olímpica. Tenho tatuado os aros olímpicos e já aconteceu de eu estar na fila do supermercado e as pessoas quererem me ceder lugar ou pagar minha conta por saber que eu sou um atleta olímpico. Existe respeito e admiração como no Brasil, mas sem cobrança, ninguém vai apontar o dedo por causa de um resultado ruim.

O que impede o Brasil de se tornar uma potência olímpica?
Nunca é apenas um ponto que causa o problema. Dos vários diferenciais entre Brasil e EUA, um determinante é o número de praticantes do esporte. Há um abismo gigantesco. Se a gente cogita trazer mais medalhas, o primeiro passo seria a popularização do esporte, espalhar a natação pelo Brasil. Em termos de território, não somos tão diferentes dos EUA. Temos água para caramba, mar, rio, piscina… então, acho que um primeiro passo seria a popularização da natação. Porque a gente tem talento, tem qualidade, conhecimento, os melhores treinadores, nutricionistas, tudo. Poderíamos ser uma potência, o que falta é essa cultura esportiva. Se toda criança do nosso país praticasse esporte, não ia ter para Estados Unidos, Rússia, China, para ninguém.

Créditos: Marcelo Machado/Estadão

Fonte: Veja



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes