Comitê Olímpico Internacional barra atletas da Rússia e Belarus da cerimônia de abertura de Paris 2024 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Comitê Olímpico Internacional barra atletas da Rússia e Belarus da cerimônia de abertura de Paris 2024

Compartilhe
Atletas da Rússia e de Belarus não vão participar da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A decisão foi divulgada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira (19). Além disso, o COI também divulgou carta acusando os russos de politizar o esporte.

Rússia e Belarus estão banidos pelo COI devido a suas ações na guerra contra a Ucrânia. Apesar disso, os atletas de ambos os países poderão competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Contudo, devem usar cores neutras e, caso conquistem medalhas, não vai haver hino nacional.

A decisão foi unânime e a lógica é muito clara para nós. Os atletas neutros individuais vão competir como indivíduos, a parada da abertura é um desfile para delegações e times. Eles não estarão em nenhuma delegação”, disse o diretor do COI para relações com os comitês olímpicos nacionais, James MacLeod.


COI acusa Rússia de politizar o esporte
Além de barrar atletas russos e bielorrussos, o COI também condenou a Rússia por promover os Jogos da Amizade em setembro deste ano. Em carta aberta, a entidade acusou o país de “politizar o esporte”. 

Por conta do banimento, o governo russo manifestou a intenção de realizar um evento esportivo em paralelo aos Jogos Olímpicos, que aconteceria em setembro deste ano. Os Jogos da Amizade também poderia contar com uma edição de inverno.

É uma tentativa cínica da Rússia de politizar o desporto. A Comissão de Atletas do COI, que representa todos os atletas olímpicos do mundo, opõe-se claramente à utilização de atletas para propaganda política. A Comissão vê sério risco de os atletas serem forçados pelos seus governos a participar de um evento esportivo totalmente politizado. Sendo assim, explorados como parte de uma campanha de propaganda política”, diz um trecho da carta. Confira ela completa aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes