
Como se preparar para sua primeira competição de natação?
Compartilhe
Se você nunca competiu antes, pode se sentir intimidado por seus próprios pensamentos e expectativas. Seja por medo de ser muito lento, de se sentir sem noção, seja simplesmente medo de ser intimidado por atletas mais experientes, é fácil se convencer a pensar que não pertence àquele lugar e que não saberá como se encontrar.
Bem, fique tranquilo, meu amigo, porque há poucos lugares tão acolhedores e divertidos quanto uma competição de natação! Claro, você será exposto a novas terminologias, procedimentos e desafios logísticos. Mas cada pessoa que você verá numa competição passou exatamente pelo que você está vivenciando, e pessoas amigáveis ficarão encantadas em ajudá-lo a entender que o que parece caótico a princípio é bem organizado e navegável. Você fará novos amigos, aprenderá rapidamente e descobrirá que se encaixa nesse grande grupo de pessoas que pensam como você, se divertindo enquanto compartilham seu amor pela natação.
Comecemos pelo princípio: relaxe e prepare-se para se divertir!
Aqui estão algumas coisas a serem consideradas quando você começa a pensar em participar de um encontro:
Os encontros do USMS estão abertos a nadadores de TODAS as culturas, origens e níveis de habilidade. Independentemente da sua velocidade ou habilidade atual, é a sua participação e vontade de tentar esse assunto.
Você sempre pode participar de um encontro primeiro como espectador. Seja qual for a sua experiência, você verá outros nadadores como você tentando coisas novas, mesmo que inicialmente estivessem ansiosos. Não deixe de notar seus sorrisos gigantescos depois de terminarem a natação.
Embora existam regras para largadas, viradas e braçadas, não se espera que você use e domine imediatamente todas as técnicas que vê ao assistir nadadores de elite na TV. Por exemplo, ninguém é obrigado a saltar dos blocos de partida; você pode começar pela borda da piscina ou até mesmo dentro da água. Não são necessárias voltas e você pode pendurar legalmente na borda da parede pelo tempo que precisar. E se você cometer um erro que viole uma regra (como não tocar a parede com as duas mãos durante o nado borboleta ou peito), isso se tornará uma experiência de aprendizado para a próxima vez, quando o oficial que detectou a infração explicar gentilmente o que você deve fazer.
Seu treinador e companheiros de equipe experientes são seus melhores recursos para garantir que seu primeiro encontro seja uma ótima experiência. Peça ajuda a eles e lembre-se de que não existem perguntas idiotas. Enquanto isso, aqui estão algumas dicas e orientações adicionais para ajudar a mitigar a ansiedade enquanto você se prepara para seu primeiro encontro.
Fonte: USMS [original em inglês, tradução livre]
Compartilhe

Franklin Rodrigues
É graduando no curso de Educação Física/UFRN, árbitro nacional de Águas Abertas nível B da CBDA e de Natação pela FAN. Coordenou equipes em competições nacionais, com curso internacional de treinamento em natação competitiva. É bicampeão brasileiro de Águas Abertas, medalhista sul-americano master e vice-campeão do Circuito Nacional de Águas Abertas de 2024. Realizou o sonho pessoal de presenciar os Jogos Olímpicos Rio 2016 e apoia as futuras gerações de nadadores do RN e do Brasil.
Anterior
#tbt de hoje | Vídeo: Como Antônio Neto conciliava estudos e treinamento para se tornar atleta ouro
Próximo
Estudo alemão conclui que substância do espinafre pode causar doping
Rotina de alongamentos completa
Franklin RodriguesAbr 03, 202507 formas de melhorar seu desempenho na natação
Franklin RodriguesMar 25, 2025Nadador de Águas Abertas também precisa de treinamento com estilos diferentes
Franklin RodriguesMar 20, 2025
Categorias
Técnica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário