Singapura não perdoa quem usa qualquer tipo de droga. Medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio em 2016, Joseph Schooling confessou ter usado maconha durante os Jogos do Sudeste Asiático (SEA Games), em maio deste ano, onde conseguiu duas medalhas de ouro e uma de bronze. O único campeão olímpico do país estava de folga no serviço militar nacional. Mas, mesmo sem ter sido acusado no teste antidoping, Schooling será suspenso por dois anos pela confissão.
Após ter confessado, o nadador de Singapura vai ficar durante todo o período militar sem poder treinar e competir, de acordo com as punições do ministério da defesa. Joseph entrou no serviço em janeiro deste ano e termina no início de 2024. Além disso, o medalhista olímpico será submetido a testes de urina durante o período de reabilitação.
O nadador, que é recordista nacional, se desculpou pelo uso e disse que passava por um período conturbado em sua vida. O pai de Schooling morreu em novembro de 2021. As forças armadas de Singapura têm uma política de zero tolerância ao uso de drogas.
Eu peço desculpas se minha ações causaram dor às pessoas ao meu redor, especialmente à minha família e aos jovens fãs que me têm como inspiração. Eu me deixei levar em um momento de dificuldades na minha vida. Eu errei e sou responsável por tudo que fiz – se desculpou Joseph Schooling em suas redes sociais.
Joseph Schooling fez o que poucas pessoas fizeram no esporte: bateu o maior medalhista da história das Olimpíadas, Michael Phelps. Em 2016, o nadador de Singapura bateu o americano na disputa dos 100 m Borboleta. Amanda Lim, outra nadadora de Singapura, também foi investigada pelo uso de maconha, mas recebeu apenas um aviso da central de narcóticos (CNB).
O presidente da associação de natação de Singapura comentou sobre o caso e reforçou as leis do país. Pessoas com posse de drogas podem pegar até 10 anos de cadeia, enquanto tráfico de drogas leva a pena de morte. Não foi o caso do nadador, já que ele apenas confessou o uso, sem ser pego em flagrante.
Drogas não têm lugar na nossa sociedade e nós temos tolerância zero ao uso. Esta mensagem, com o objetivo de manter a conduta dos nossos atletas, será reforçada com toda a comunidade de técnicos e afiliados – disse Mark Chay, presidente da associação de natação.
Fonte: GE
Nenhum comentário:
Postar um comentário