- Colírio caseiro: Bicarbonato de sódio é aquele tipo de ingrediente presente em muitas casas e pode ser um aliado no combate à irritação dos olhos. Basta misturar ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio em ½ copo de água. Depois de dissolvida, a solução pode ser aplicada nos olhos com um algodão encharcado. Caso a irritação não amenize após alguns minutos, enxágue os olhos com água fresca.
- Compressa fria de camomila: Se existe uma planta versátil, essa planta é a camomila. Muito utilizada para fazer chá calmante, ela faz parte de diversas receitas caseiras para tratamento da pele e também como aliada dos olhos. Eficaz no combate a vários problemas oculares, basta fazer um chá de camomila e aplicá-lo gelado sobre os olhos com um algodão ou repousando o próprio saquinho de chá sobre a região.
- Pepino e batata: Quem nunca viu rodelas de pepino repousadas sobre os olhos de alguém para amenizar as olheiras? Conhecido aliado especialmente das mulheres em tratamentos de beleza, o pepino ajuda a acabar com o inchaço e a irritação ocular e, por isso, também pode ser utilizado no combate à vermelhidão. Basta colocar uma rodela de pepino em cada olho e deixar agir durante cerca de 20 minutos. A batata age da mesma maneira, mas, no caso do tubérculo, bastam 10 minutos com rodelas frias sobre os olhos para aliviá-los.
- Água e açúcar: É comum que um copo de água com açúcar seja oferecido a uma pessoa nervosa, não é verdade? Há controvérsias sobre sua eficácia como calmante, mas, para aliviar a vermelhidão dos olhos, essa combinação é eficiente, desde que preparada corretamente. Coloque a água para ferver em uma panela e adicione algumas colheres de chá de açúcar. Depois de dissolvê-lo, aguarde a água começar a ferver e desligue. Quando a água já estiver fria, utilize uma gaze para absorver o líquido e aplique-a sobre os olhos.

Olhos vermelhos depois da piscina? A culpa não é só do cloro ou da urina
Compartilhe
Provavelmente, você já ficou ou viu alguém com os olhos vermelhos na piscina, não é verdade? Isso porque essa vermelhidão, acompanhada, muitas vezes, de certa ardência, acaba sendo muito comum por conta da combinação de alguns fatores. Pois é, muita gente acredita que o excesso de cloro na água é o responsável por isso. Outros atribuem à urina na água a origem dos olhos vermelhos na piscina. Mas o que, afinal, é verdade nessa história?
Conforme cientistas do US’s Healthy Swimming Program, um programa que pesquisa acerca da natação saudável nos Estados Unidos, nada do que citamos está errado, mas, sim, incompleto. De acordo com eles, a culpa das pessoas ficarem com os olhos vermelhos na piscina não é exclusiva do cloro e nem pode recair totalmente sobre a urina. Na verdade, isso ocorre pela combinação entre ambos e, ainda, pela a mistura desse composto com o suor ou com outras sujeiras presentes nos corpos dos banhistas.
Segundo os pesquisadores, quando as pessoas urinam na piscina, ocorre uma reação entre ela e o cloro, e o resultado é um composto químico que irrita os olhos, causando a vermelhidão. Além disso, essa mistura é capaz, inclusive, de criar gases venenosos que podem danificar coração, pulmões e sistema nervoso. Por isso, todo cuidado é pouco!
Como amenizar olhos vermelhos na piscina
Como diz o ditado, “prevenir é melhor do que remediar”. Mas, se a mistura de cloro com urina aconteceu e você acabou ficando com os olhos vermelhos, existem alguns remédios naturais que podem ajudar a amenizar essa vermelhidão e diminuir a ardência:
Bom, diante do que vimos, podemos dizer que as recomendações mais simples são as mais eficazes para evitar que as pessoas fiquem com os olhos vermelhos na piscina, certo? Elas dizem respeito a manter o corpo limpo ao entrar na água, não urinar nela e, também, a utilizar sempre a quantidade de cloro ideal para o tratamento da água — nem de mais (para não causar irritação nos olhos) nem de menos (para não o tornar ineficiente no combate a bactérias).
Fonte: Bel Piscinas
Compartilhe

Franklin Rodrigues
É graduando no curso de Educação Física/UFRN, árbitro nacional de Águas Abertas nível B da CBDA e de Natação pela FAN. Coordenou equipes em competições nacionais, com curso internacional de treinamento em natação competitiva. É bicampeão brasileiro de Águas Abertas, medalhista sul-americano master e vice-campeão do Circuito Nacional de Águas Abertas de 2024. Realizou o sonho pessoal de presenciar os Jogos Olímpicos Rio 2016 e apoia as futuras gerações de nadadores do RN e do Brasil.
Mulheres têm mais benefícios com exercício físico do que homens, diz estudo
Franklin RodriguesMar 08, 2025Estudo revela melhor horário para queimar calorias com exercícios
Franklin RodriguesMar 06, 2025Limão é a fruta mais saudável do mundo, revela estudo dos EUA
Franklin RodriguesFev 27, 2025
Categorias
Saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário