Nota: Recordes Absolutos x Melhores Tempos - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Nota: Recordes Absolutos x Melhores Tempos

Compartilhe
Diante do último levantamento de informações acerca dos recordes absolutos das provas de natação do RN (masculino e feminino), vimos a necessidade de esclarecer à comunidade aquática, bem como àqueles que prestigiam nosso trabalho em prol da valorização do esporte: atletas, técnicos e equipes. É preciso pontuar a distinção entre recordes absolutos e melhores tempos, tanto pessoais quanto para efeito de registro oficial, de modo que algumas inconsistências foram verificadas e a partir de então, usaremos essas expressões restritamente.


Contexto - problemática
Desde quando a Federação Aquática Norte-rio-grandense – FAN havia sido fundada, os registros dos atletas era de responsabilidade dos respectivos presidentes, na medida em que uma administração passava para outra. Há relatos de várias performances de atletas das décadas de 1970 e 80 que infelizmente continuarão como relatos [até que se prove o contrário], como os 100 m Costas de Paulo Castim, os 200 m Medley de George Fonseca ou os 1.500 m Livre de Yuri, dentre outros.

É preciso enfatizar que a administração dos registros dos atletas era de suma importância, a ponto de demonstrar o respeito pelo processo desde a filiação até o recorde absoluto. O que se ouve falar não formalmente é que parece que tais registros não teriam tido tanta importância outrora quanto nos tempos atuais. O que poderia ter sido pensado como informação apenas impressa e restrita, hoje está aberta ao mundo inteiro através da web.

Objetivamente, diversos registros foram extraviados do histórico da natação potiguar das décadas de 1990 e anteriores. Dessa forma, não pretendemos descredenciar relatos de performances, desde que haja o mínimo de elementos que se possa dar crédito, como os tempos da ex-atleta e hoje empresária Ana Catarina Azevedo Scherer. Ana Catarina defendeu a seleção brasileira numa época em que não havia campeonato sul-americano de categoria, mas sim absoluto.

Por isso, na medida em que informações possam ser credenciadas, quando não houver como constatar o registro oficial, classificaremos como "melhor tempo" (ou similar) e não como recorde absoluto, até que haja reconhecimento oficial da FAN.

Recorde Absoluto
Em resumo, os recordes absolutos são os melhores tempos dentre todas as categorias, definidos separadamente prova a prova, em masculino e em feminino. Para haver registro de recorde absoluto, o atleta tem que estar vinculado à federação (federado), em evento oficial (nacional, regional ou local) e necessariamente representando equipe vinculada à federação ou seleção do estado, quando se tratar de inter-federativo.

A validação dos eventos oficiais para registro de recordes absolutos obedece à relação da FAN com a CBDA, a não ser que esteja explícito em contrário em regulamento específico. Ou seja, o registro de recordes absolutos não é automático, se no regulamento não houver condição explícita sobre isso. Além desses critérios, a entidade responsável pela homologação dos recordes absolutos é tão somente a federação, no nosso caso, a FAN.



Moção
Atletas do RN que conseguiram sucesso na carreira acabaram sendo contratados por clubes do sul/sudeste, como Ana Catarina, Bernardo Firmo e Lawrence Borba na década de 1990 e Marcos Macedo e Ney Filho na década de 2010. Outros, despontaram em jogos estudantis ou universitários. Questões recaíram sobre se suas performances poderiam ser reconhecidas como recordes absolutos. Ao pé da letra, não. Muito embora sejam nadadores do RN, quando fogem dos critérios para recordes absolutos, o que podemos considerar é apenas o "melhor tempo".

É preciso também atentar para a distinção entre a publicação dos atletas potiguares que romperam a barreira do 01:00.00 nas provas de 100 metros e seus referidos recordes absolutos. Tal publicação se limitava apenas às provas de 100 m e pretendia homenagear os atletas, enquanto os recordes absolutos atingem a todas as provas, dos 50 aos 1.500 m, incluindo revezamentos. Assim como é possível homenagear atletas que romperam a barreira dos 02:00.00 nas provas de 200 m, ou aqueles que romperam os 10:00.00 nos 800 m etc. O intuito de homenagear poderia ter coincidido com os recordes absolutos, não necessariamente de reconhecimento obrigatório.

Das publicações
Levantamentos paralelos consideraram registros oficiais tanto da FAN quanto da CBDA e, num refinamento, acabou-se publicando o status de "recorde absoluto" em algumas matérias. Devido ao extravio de diversos registros das décadas de 1990 e anteriores, classificamos o que se tinha em mãos diante das lacunas criadas. É nesse sentido que se deve pesar o bom senso diante da materialidade das informações que aos poucos foram se acrescentando. Muito embora o intuito tivesse provocado reconhecimento da comunidade aquática, ao "pé da letra", tais publicações não estavam fundamentadas na homologação oficial dos recordes absolutos, mas sim nesse refinamento de informações. Refinamento esse, colhido também diante de vários extravios.

Exemplo: os 100 m Livre Feminino
Os tempos que poderiam conferir o histórico dos recordes absolutos dos 100 metros Livre Feminino do RN tornaram-se uma incógnita um tanto relativa. Primeiro, fizemos um levantamento em relação ao tempo que teria se aproximado ou rompido o 01:00.00. Depois, descobrimos que Gisele Morais fez abaixo de 01:00.00 em João Pessoa/PB, sem sabermos se estava representando clube do RN (currículo oficial fornecido pela CBDA). Agora, sabemos que Ana Catarina Azevedo foi a primeira nadadora potiguar que fez abaixo de 01:00.00, isso em 1992.

Para todos os efeitos, a nadadora Karen Liberato fez tempo nos 100 m Livre que se igualou exatamente ao tempo de Ana Catarina, no dia 10 de julho de 2021, numa tomada de tempo oficial, com 00:59.81. Mais uma incógnita: Apesar de Ana Catarina ter feito 00:59.81 em 1992, não sabemos se o clube que estava representando era do RN ou não. Portanto, somente a condição de Karen Liberato se enquadraria em recorde absoluto, por estar federada, representando clube vinculado à federação e em evento oficial da FAN/CBDA.

Da homologação
A homologação dos recordes absolutos é atribuição exclusiva da Federação Aquática Norte-rio-grandense – FAN. Considerando os diversos extravios de centenas de atletas das décadas de 1990 e anteriores, a partir de quando houver publicação oficial da homologação dos recordes absolutos, qualquer outra performance que se enquadrar em seus critérios deverá configurar novo recorde absoluto, excluindo todas as possibilidades de retroação.

Segundo informações da FAN, um levantamento pormenorizado e ainda mais detalhado está sendo feito, para enfim homologação e publicação da tabela oficial de recordes absolutos da natação do RN, em piscina de 25 e 50 m, masculino/feminino.

Decisão
Devido a inconsistência de dados publicados acerca dos recordes absolutos, advertimos quanto ao descredenciamento de informações não homologadas e aconselhamos a que tais performances sejam classificadas como "melhores tempos".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Últimos eventos do ano