#tbt de hoje: A conquista do primeiro troféu do RN a nível nacional - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

#tbt de hoje: A conquista do primeiro troféu do RN a nível nacional

Compartilhe
Hoje trouxemos uma lembrança bastante instigante para os atletas masters. Neste #tbt, contamos como em 2014, há 07 anos, ainda não havia associação master atuante no RN que formasse equipes para disputar as principais competições a nível regional e nacional. E dessa forma, os nadadores se viam "forçados" a formarem equipes próprias, como a antiga "RN Master" que esteve em Belém/PA, no 53º Campeonato Brasileiro Master de Natação e conquistou o primeiro troféu da história da natação potiguar em campeonatos brasileiros.


Matéria publicada em 14/05/2014 (link) faz lembrar a conquista do primeiro troféu a nível nacional que uma equipe do Rio Grande do Norte havia conseguido num Campeonato Brasileiro Master. Apenas 04 atletas instigados a participar de competições nacionais uniram-se para formar a equipe "RN Master" e estiveram em Belém/PA, entre os dias 01 a 04 de maio de 2014, na piscina da UEPA.

Foto: Franklin Rodrigues


Promovido e realizado pela ABMN, à época, 53º Campeonato Brasileiro Master de Natação reuniu 340 atletas inscritos dentre os Estados: Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Segundo o regulamento da competição, as equipes eram divididas entre equipes pequenas, médias e grandes. E por ter apenas 04 integrantes, a RN Master disputou o campeonato dentre as equipes pequenas.

À época também, é preciso contextualizar as dificuldades da natação master em ter representatividade nas principais competições relacionadas à categoria. Tomando a iniciativa de disseminar o interesse e assim formar equipes, o blogger [pseudo] Franklin Rodrigues fez divulgações importantes, convocando atletas para a formação da RN Master. Uma das mensagens acabou sendo visualizada pela então presidente da ABRAMN e diretora financeira da ABMN, Helane Magalhães, que respondeu prontamente:
Franklin, essa sua iniciativa é muito boa. O RN precisa comparecer mais nas nossas competições”.

Durante o campeonato, a cada etapa, os nadadores lutaram bravamente para conseguir a melhor classificação dentre as equipes, para isso buscando pontuação em colocações importantes. Após a primeira etapa, a equipe potiguar já figurava a 5ª colocação geral dentre 33 equipes que disputaram o troféu. Ao final do campeonato, após uma batalha com 23 medalhas conquistadas, a equipe RN Master subiu ao pódio na 3ª colocação geral.

Isso marcou o histórico de vitórias da natação potiguar como o primeiro troféu a nível nacional conquistado pelos nadadores masters: Carlos Daniel, Gustavo Silva, Rone Damaso e Franklin Rodrigues.

Carlos Daniel de Morais Alves (25+)
1º no 200m Borboleta
3º no 100m Borboleta
3º no Revezamento 4x50m Medley 120+
4º no Revezamento 4x50m Livre 120+
5º no 50m Borboleta
6º no 50m Livre


Franklin Freire Rodrigues (35+)

2º no 1500m Livre
2º no 200m Costas
3º no 200m Borboleta
3º no Revezamento 4x50m Medley 120+
4º no Revezamento 4x50m Livre 120+
4º no 50m Costas
4º no 200m Livre
8º no 100m Livre

Gustavo Henrique Gonzaga da Silva (35+)

3º no Revezamento 4x50m Medley 120+
4º no Revezamento 4x50m Livre 120+
4º no 200m Borboleta
5º no 100m Borboleta
5º no 200m Costas
8º no 400m Livre
9º no 50m Peito
10º no 50m Borboleta

Rone Vicente S. Damaso (40+)
3º no 400m Medley
3º no 100m Borboleta
3º no 100m Costas
3º no Revezamento 4x50m Medley 120+
4º no Revezamento 4x50m Livre 120+
4º no 400m Livre
5º no 50m Peito
6º no 200m Costas


Momento Motivacional
Quando se encara uma competição importante, às vezes as circunstâncias determinam certo receio diante dos resultados. Com atletas masters acontece a mesma coisa e foi justamente a auto-motivação que despontou a equipe na prova do Revezamento 4x50m Medley 120+.

Foto: Franklin Rodrigues

Momentos antes da prova, a equipe reuniu-se na concentração e cada atleta expôs suas limitações diante das outras grandes equipes. Logo na largada, um acidente fez Franklin escorregar e perder propulsão inicial no estilo Costas. Foi daquele momento motivacional que o fez buscar o prejuízo e entregar a equipe em 5º lugar (das 08 equipes na série). No estilo peito, o Rone 
precisava baixar cerca de 02 segundos para a equipe brigar pelo bronze, segundo estimativas; ele conseguiu intuir sua importância na equipe e se superou. Mas foi na passagem do estilo Borboleta que o Carlos Daniel entregou a equipe em 3º para o Gustavo Silva fechar no Crawl.

Contudo, a equipe anfitriã, a APAMN, brigou a cada braçada com os potiguares e na última braçada, por apenas 05 centésimos, quem tocou na frente foram os potiguares. Foi um bronze merecido. Com essa conquista, além de outras galgadas a cada prova individual, a equipe RN Master subiu no ranking para terminar a competição na 3ª colocação geral.


Primeiro Campeão Brasileiro Master do RN

Carlos Daniel entrou para o rol dos campeões brasileiros
Foto: Franklin Rodrigues

Além do primeiro troféu nacional conquistado por uma equipe potiguar, foi nesse mesmo campeonato que conseguimos revelar nosso primeiro campeão brasileiro master. E ele é de Mossoró, sim senhor. [À época] O estudante da UFERSA, Carlos Daniel de Morais Alves (25+) encarou os 200 m Borboleta e não deu outra: ouro na prova e primeiro campeão brasileiro da história do RN. O atleta também conquistou o bronze nos 100 m Borboleta e foi preponderante na passagem do Revezamento 4x50m Medley em que a equipe conseguiu bronze. Carlos Daniel tornou-se assim um dos maiores destaques da competição e inaugurou o rol dos campeões brasileiros masters.

Carência de potiguares nas provas de fundo
Coordenando a equipe RN Master, o blogger Franklin Rodrigues curtia encarar provas como os 400, 800 e 1.500 m Livre. Isso, devido à formação exigente dos treinamentos a que foi submetido na época em que José Renato "Zezé" (+1998) o treinava com afinco. Apesar de os campeonatos locais darem privilégio às provas de velocidade (50 e 100 m), para o blogger era super natural ir e voltar 8 ou 15 vezes na piscina. E foi num 1.500 m Livre que veio a primeira medalha conquistada no campeonato para a equipe.

É a nona medalha de prata que eu consigo em brasileiros e por incrível que pareça, todas as 09 pratas são em provas longas”.

Franklin, prata nos 1.500 m Livre
Foto: Arquivo pessoal

Meu ex-técnico Zezé (+1998) me treinou para provas de 200 m pra cima, portanto não tenho medo das provas longas. E se você é acostumado a nadar provas curtas, mesmo não tendo o biótipo de velocista, isso pode até influenciar seu modo de vida de forma psicológica”.

Registramos um agradecimento especial ao amigo Rone Damaso do Estado de Goiás, que integrou a equipe que conquistou a 3ª colocação geral no campeonato e o bronze no Revezamento 4x50m Medley 120+. Agradecemos também à exímia participação do Professor da UFERSA, Gustavo Silva, que assumiu o compromisso da equipe e “fez das tripas coração”, superando suas marcas pessoais em cada prova diante da alta competitividade durante o evento.

Foto: Franklin Rodrigues

E agradecemos a Deus por toda superação e exemplo de vitalidade, coragem e amor à natação, demonstrado por diversos atletas que apesar da idade, não se dão por vencidos diante das futuras gerações de nadadores do Brasil.

RN Máster sobe ao pódio com o Prof. Gustavo Silva
Foto: Franklin Rodrigues


Primeiro Troféu conquistado por equipe do RN a nível nacional
Foto: Franklin Rodrigues



Equipe RN Master no 53º Campeonato Brasileiro Master de Natação 
Foto: Franklin Rodrigues


Equipe RN Master: Franklin, Gustavo, Rone e Carlos Daniel
Foto: Franklin Rodrigues


Links do evento:


Fotos de Belém:


Foto: Franklin Rodrigues


Foto: Franklin Rodrigues


Foto: Franklin Rodrigues


Foto: Franklin Rodrigues


Foto: Franklin Rodrigues


Foto: Franklin Rodrigues


Foto: Franklin Rodrigues


Foto: Franklin Rodrigues
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes