Os 100 m Livre é uma das provas mais emocionantes da natação competitiva. Em piscina de 50 m, é a partir dos 100 m Livre que os atletas incrementam um recurso que pode determinar um resultado: a virada. Com o movimento que exige um trabalho abdominal de alta resistência, nadar os 100 m Livre no estilo crawl determina a capacidade de o nadador demonstrar todos os níveis de esforços durante uma prova.

Em 01 de agosto de 2018, após levantamento feito a partir de arquivos disponíveis da FAN – Federação Aquática Norte-Rio-Grandense, publicamos os potiguares que primeiro completaram as provas dos 100 m abaixo de 01 minuto (01:00.00), dentro das regras. A intenção era enaltecer o histórico da natação potiguar diante de personalidades que mereciam ser lembradas para as próximas gerações.
Link:
Masculino
No masculino, na prova de 100 m Livre, consideramos o registro histórico disponível numa placa da antiga piscina do clube América, do atleta master Paulo de Tarso, além de encartes de jornais da época, atestando o registro em 18 de dezembro de 1972. Nos 100 m Borboleta, Rômulo Jordão apresentou histórico oficial em que consta o feito realizado em 12 de agosto do ano 2000 (virada do milênio). Nos 100 m Costas, Ney Lima Filho foi o primeiro potiguar a baixar de 01 minuto em 07 de julho de 2018.
Feminino
Já no feminino, os arquivos que dispúnhamos se restringiam a campeonatos estaduais e alguns históricos fornecidos pela CBDA. À época, o levantamento feito considerou todos os registros de campeonatos estaduais desde quando a FAN iniciou suas publicações virtuais em seu antigo site. Dessa forma, diante dessas informações, não havíamos conseguido identificar nadadora do RN que tivesse rompido a barreira do 01:00.00 nos 100 m Livre.
Também havíamos disponibilizado e-mail para contestações.
Paralelamente, entramos em contato com a presidente da FAN, Rosileide Brito, e com o ex-presidente anterior à gestão de Galega, Sérgio Teda, para dirimir informações de terceiros. Diante de um impasse entre informações que não se podiam comprovar, resguardando o status da responsabilidade da federação e dos próprios atletas, a única informação plausível que pôde ser comprovada apontou a atleta Gisele Simplício como primeira nadadora do RN a romper a barreira do 01:00.00 nos 100 m Livre.
Além dos contatos com a presidente e o ex-presidente da FAN, solicitamos informações de ex-atletas que foram destaques nas décadas de 1980 e 90, mas infelizmente não obtivemos êxito. Por exemplo, a nadadora Ana Catarina Azevedo, que segundo informações de terceiros, havia feito 01:04 nos 100 m Costas, mas desconhecemos quanto ela teria feito nos 100 m Livre, entre as décadas de 1980 e 90. São informações que, por respeito à privacidade dos atletas, à memória de seus feitos na natação potiguar e à responsabilidade da federação, preferimos dar credibilidade ao histórico que se pôde apresentar de forma oficial.
Gisele Simplício havia feito 00:59.97, num Torneio Norte-Nordeste Troféu Walter Figueiredo Silva, em 07 de setembro de 2001, em João Pessoa/Paraíba, e segundo terceiros, defendeu clube de Pernambuco. Nessa época, não havia o dinamismo e a permissibilidade de informações disponíveis na web, como temos hoje. Além de ser a primeira potiguar a baixar de 01:00.00 nos 100 m Livre, Gisele também é a primeira potiguar a fazer os 400 m Livre abaixo de 05:00.00, ao ter feito 04:57.99, no Campeonato Estadual do ano 2000.
Recorde Absoluto nos 100 m Livre Feminino
Detentora da marca que rompeu a barreira do 01:00.00 nos 100 m Livre, Gisele manteve seu recorde absoluto, ou seja, dentre todas as categorias, por praticamente 20 anos. Somente no dia 10 de julho de 2021, numa tomada de tempo oficial, cronometrada com arbitragem da FAN, a nadadora Karen Liberato, além de romper a barreira do 01 minuto nos 100 m Livre, também conseguiu baixar o tempo do recorde anterior, com 00:59.81.
Nota do blogger
Além de darmos credibilidade ao mérito da nadadora Gisele Simplício, atentamos para a importância de suas conquistas ao longo de uma carreira brilhante que tem inspirado diversas outras nadadoras. Nosso intuito é trazer a público atletas, equipes, entidades e personalidades que de alguma forma contribuem decisivamente para o crescimento da natação no RN. A natação potiguar feminina merece prestígio e reconhecimento, seja por parte de entidades, dos próprios atletas ou do público em geral.

Nenhum comentário:
Postar um comentário