Quanto vale a medalha de ouro olímpica? - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Quanto vale a medalha de ouro olímpica?

Compartilhe
A medalha de ouro olímpica deixou de ser "de ouro" há muito tempo. Desde 1912, nos Jogos de Estocolmo, na Suécia, que as medalhas do campeão dos Jogos Olímpicos de Inverno e Verão não são mais de ouro maciço. Seguindo orientação do Comitê Olímpico Internacional, as medalhas tem de ter um mínimo de 6 gramas de ouro.

É isso que o ouro de Pyeongchang tem nas suas 586 gramas, a medalha mais pesada da história olímpica. Desenhada pelo artista local Lee Suk-woo, as medalhas dos Jogos de Inverno tem a inserção de letras do alfabeto coreano nas 259 séries de medalhas produzidas para a Olimpíada de Pyeongchang 2018.

O ouro é formado por 99,9% de prata e tem um custo de 577 dólares pelo metal utilizado. A prata é 92,5% de prata e vale 320 dólares. O bronze (90% de cobre e 10% de zinco) vale apenas 3,5 dólares. Isso como valor de metal, pois no mercado valem muito mais.



O preço de fabricação das medalhas de PyeongChang é apenas poucos dólares a mais do que custaram as medalhas dos dois últimos Jogos em Sochi 2014 (inverno) e Rio 2016 (verão). A medalha olímpica mais cara da história é o ouro de Londres 2012 por 708 dólares.

Medalhas olímpicas são vendidas em leilões ao redor do planeta. Medalhas de ouro valem em média entre 20 a 50 mil dólares, a prata entre 10 a 30 mil dólares e o bronze menos de 10 mil dólares. Detalhe: vale mais quem ganhou a medalha do que propriamente qual colocação da mesma. Nessas vendas, medalhas dos Jogos de Verão valem mais do que as de Inverno.

A medalha olímpica mais cara vendida na história é do jogador de hóquei americano Mark Wells, integrante daquele famoso time campeão dos Jogos de Lake Placid em 1980 e que até resultou no filme Milagre no Gelo, na vitória sobre a fortíssima Seleção da União Soviética. A medalha foi arrematada por 310.700 dólares.

Medalhas também valem para quem ganha. O Comitê Olímpico Americano paga para seus atletas o mesmo que pagou na Olimpíada do Rio: 25 mil dólares para os medalhistas de ouro, 15 mil dólares para a prata e 10 mil dólares para o bronze.

O lutador de taekwaondo Radik Isayev do Azerbaijão campeão da categoria até 80 quilos no Rio 2016 foi o medalhista mais bem pago da última Olimpíada. Seu ouro lhe deu 510 mil dólares. O Azerbaijão tem apenas um atleta concorrendo nos Jogos de PyeongChang no esqui alpino e o prêmio segue o mesmo, o maior entre os países participantes dos Jogos.

O COB também premia os brasileiros medalhistas olímpicos com bônus em dinheiro. Os valores atuais não foram divulgados. O Brasil nunca subiu ao pódio em Jogos Olímpicos de Inverno desde a sua primeira participação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes