CBDA lança canal para denúncias de assédio sexual nos esportes aquáticos - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

CBDA lança canal para denúncias de assédio sexual nos esportes aquáticos

Compartilhe
O Conselho de Ética e Integridade da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) criou um canal de comunicação exclusivo para denúncias de assédio sexual nos esportes aquáticos. As denúncias devem ser enviadas para o e-mail: assedio@cbda.org.br



A criação do novo canal faz parte de uma série de ações do Conselho de Ética da CBDA para manter os esportes aquáticos sem assédio e dentro do “Olimpismo”. De acordo com o presidente do Comitê de Ética da CBDA e atleta olímpico, Eduardo Fischer, o comitê está preparado para combater o assédio sexual no esporte. 

Toda entidade que preza por seus filiados e participantes deveria ter um canal sigiloso para denúncias e controle de práticas que não sejam condizentes com a ética e a moral. No esporte, isso parece ainda mais necessário, tendo em vista todas as diretrizes previstas pelo “Olimpismo”. Na qualidade de presidente do Conselho, posso afirmar que estou imbuído e posso confirmar que temos entre os membros pessoas que são muito capacitadas para este desafio”, falou Eduardo Fischer. 

As denúncias enviadas pelo e-mail manterão sempre a identidade do denunciante em sigilo, preservando a segurança e a moral de todos os envolvidos.

Com o novo canal de comunicação de denúncias exclusivo para assédio sexual, os casos serão imediatamente repassados à vice-presidente do Conselho, Mariana Brochado, que será a acolhedora dos processos e os distribuirá dentro do Conselho de Ética para que se escolha um relator. Depois, há uma oitiva entre as partes. Em seguida, o relator promove a análise de todas as provas enviadas.

A gente sabe que é um assunto delicado e que vem ganhando força nos últimos anos. Queremos ressaltar que as vítimas não precisam ter medo de denunciar. Quando uma fala, tem uma importância muito grande para que outras tenham a coragem de expor o que realmente está acontecendo. O canal é sigiloso e nós vamos tratar com o maior cuidado para que a gente tome as devidas providências”, disse Mariana.

Após está análise, caso seja comprovada a veracidade dos fatos, o relator sugere o enquadramento ao Código de Ética e aplica uma das sanções previstas para que os demais membros do Conselho possam votar contra ou a favor.  Por fim, com a decisão de todos os membros, certifica-se que as medidas disciplinares serão cumpridas, cabendo recurso.

O canal de comunicação de denúncias de assédio sexual é destinado às praticantes, treinadoras e dirigentes das cinco modalidades aquáticas do Brasil. Para as demais denúncias, o e-mail segue sendo: denuncias@cbda.org.br

Fonte: CBDA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes