O silêncio na hora da largada

Você acha entediante uma competição silenciosa? Uma competição sem torcida na arquibancada, sem seus pais ou amigos ali dando força é um ambiente pouco instigante. Você precisa se instigar ao dobro numa competição assim. Porém, se acontece o contrário e a torcida não fica quieta nem na hora da largada?

Dois casos ocorreram durante os Jogos de Londres 2012, ambos foram na partida. O primeiro caso ocorreu na saída da final dos 50m livre masculino. Infelizmente, tinha brasileiro na disputa e infelizmente foi um erro o juiz de partida e o árbitro geral autorizarem a partida. O juiz de partida deve – atenção – “deve” dar a partida quando todos os nadadores estiverem imóveis. Isso é o que consta na regra.

  • SW 4.1 The start in Freestyle, Breaststroke, Butterfly and Individual Medley races shall be with a dive. On the long whistle (SW 2.1.5) from the referee the swimmers shall step onto the starting platform and remain there. On the starter’s command “take your marks”, they shall immediately take up a starting position with at least one foot at the front of the starting platforms. The position of the hands is not relevant. When all swimmers are stationary, the starter shall give the starting signal.

Tradução livre:

  • SW 4.1 A partida nas provas de livre, peito, borboleta e medley será efetuada por meio de salto (mergulho). Ao apito longo (SW 2.1.5) do Árbitro Geral, os nadadores devem subir no bloco de partida e ali permanecer. Ao comando “às suas marcas”, do Juiz de Partida, devem colocar-se imediatamente na posição de partida, com pelos menos um pé na parte dianteira do bloco. A posição das mãos não é relevante. Quando todos os nadadores estiverem imóveis, o Juiz de Partida deve dar o sinal de partida.

O segundo caso ocorreu na final do 1500m livre masculino. Também ocorreu barulho momentos antes da partida, mas o juiz de partida decidiu cancelar e chamou “stand” ou algo bem próximo disso, ao invés do correto “step down”. Talvez com o nervosismo, o chinês Sun Yang, recordista mundial da prova, simplesmente largou e ficou mais nervoso ainda, pois não sabia se seria desclassificado.

A decisão de chamar o “step down” (“última forma” aqui no Brasil) é exclusiva do juiz de partida ou árbitro geral. Ela se baseia em analisar se a saída está sendo justa e/ou correta. Confira a regra:

  • SW 2.3 Starter
  • SW 2.3.1 The starter shall have full control of the swimmers from the time the referee turns the swimmers over to him (SW 2.1.5) until the race has commenced. The start shall be given in accordance with SW 4.
  • SW 2.3.2 The starter shall report a swimmer to the referee for delaying the start, for wilfully disobeying an order or for any other misconduct taking place at the start, but only the referee may disqualify a swimmer for such delay, wilful disobedience or misconduct.
  • SW 2.3.3 The starter shall have power to decide whether the start is fair, subject only to the decision of the Referee.

Tradução livre:

  • SW 2.3 Juiz de Partida
  • SW 2.3.1 O Juiz de Partida terá total controle sobre os nadadores a partir do momento em que o Árbitro Geral lhe entregar a prova (SW 2.1.5) e até o início da prova. A partida deverá ser dada de acordo com SW 4.
  • SW 2.3.2 O Juiz de Partida comunicará ao Árbitro Geral todo o nadador que atrasar a partida, que desobedecer voluntariamente a ordem ou qualquer comportamento de má conduta que estiver acontecendo na hora da partida, mas só o Árbitro Geral poderá desclassificar um nadador pela demora, desobediência voluntária ou má conduta.
  • SW 2.3.3 O Juiz de Partida terá autoridade para decidir se a partida é correta, sujeito apenas á decisão do Árbitro Geral.

O juiz de partida fez valer, então, a regra SW 2.3.3, onde ele decidiu que não seria uma partida justa e chamou os nadadores para recuarem. No caso da regra SW 2.3.2, a análise é referente a algum atleta que não cumpre a regra ou que está atrasando/atrapalhando a partida. Neste caso, o juiz de partida comunica o árbitro geral que então decide se desclassifica ou não o atleta.

Em intervalos durante a chamada da prova, o árbitro anunciador pode solicitar do árbitro de partida uma pausa para anunciar à torcida que deve fazer silêncio na hora da largada – algo como “Pedimos a todos silêncio durante a largada da prova”. Atletas, técnicos e equipes que conhecem as regras sabem da importância do silêncio durante a largada, mas quem vai para torcer nem sempre sabe dessa necessidade simples.

Contudo, se a algazarra persistir contra a solicitação do árbitro anunciador passando a largada ao árbitro de partida, o árbitro geral pode paralisar a competição até que o silêncio seja estabelecido para a largada. Ao se tratar de uma equipe ou grupo específico de barulhentos, o árbitro pode adverti-los sob pena de punição, como perda de pontos, suspensão ou expulsão. Silêncio na hora da partida é respeito a todos e cada um dos atletas que entram na disputa de uma prova.


Comentários

Postagens mais visitadas