Em meio à expectativa criada para facilitar a forma de inscrição em competições masters do RN, é importante que alguns pontos sejam esclarecidos. De antemão, os esclarecimentos aqui expostos só têm o intuito de ajudar os nadadores masters, como este blogger sempre fez, desde quando formou equipes que conquistaram as primeiras medalhas e troféus a nível nacional para a categoria máster do RN.
É importante esclarecer que a utilização do sistema da ABMN seria uma ferramenta de importante integração para nossa natação master local, inclusive a nível nacional e internacional, tendo em vista que dois de nossos atletas tinham feito, em nossas competições locais, tempo bem próximo do elencado no Top 10 FINA Masters de 2019. Em 2018, dois de nossos revezamentos conquistaram o Top 10 FINA Masters, cujos tempos parciais os atletas já haviam beirado ou feito melhor aqui em nossas piscinas, em nossas competições.
Não eximindo a importância da formação de equipes que abrilhantam e conquistam visibilidade a nível nacional, literalmente estamos tentando "dar a César o que é de César". E nossas competições locais são tão importantes que para conseguir índice num mundial militar, em março de 2019, nosso campeão mundial e atleta olímpico Marcos Macedo nadou o Circuito FAN de Natação para pegar tempo e conseguiu.
Compreendemos o esforço que a ANMRN tem feito para integrar os nadadores masters do Rio Grande do Norte e até louvamos o trabalho feito para instigar essa integração que revela mais do que medalhas e troféus a nível nacional, revela nosso amor pelo esporte mantido há várias décadas e que talvez tenha passado despercebido a nível de Brasil. Hoje, a Potiguar Master é uma equipe que põe atletas para disputar com a elite da natação master brasileira e já coleciona diversos troféus nacionais.
Mas lamentamos que a ferramenta de inscrição via sistema da ABMN não esteja sendo utilizada há mais tempo por parte da diretoria da ANMRN integrada às competições masters da FAN. A ideia havia sido "gestada" bem antes da formação da ANMRN e por várias oportunidades incitada ao seu presidente, como forma de facilitar tanto as inscrições de competições locais quanto a disponibilidade do currículo do atleta através do sistema da ABMN.
É preciso que se contextualize o que foi dito na matéria "FAN publica novidades para os masters em 2020" (link), especificamente no que se refere à iniciativa incitada em reunião. De fato, a iniciativa da presidente da FAN foi algo bastante trivial diante da forma com o presidente da ANMRN havia reagido, algo que poderia ter sido a continuação de uma conversa anterior. Tanto que de fato o próprio Rodolfo mostrou-se solícito em entrar em contato com a ABMN a partir de então. Contudo, a natação master potiguar merece mais do que estarmos disputando de quem seria o mérito de uma ideia inicial, se no fundo o que mais queremos é integração e facilitação das ferramentas que motivem a participação dos masters em nossas competições.
Queremos que a ANMRN se mostre presente em nossas competições locais, que se integre para facilitar informações para os nadadores masters do RN, através da divulgação de nossas competições, que consiga intermediar diversas ferramentas e eventos importantes para os nadadores masters, como por exemplo, clínicas, cursos de salvamento ou similares para os nadadores de Ponta Negra, cursos de arbitragem etc.
Esperamos que a ANMRN volte a utilizar sua principais redes sociais não só para repassar links de desconhecidos, mas enalteça seus próprios nadadores locais que são a base de toda uma equipe vitoriosa. Em janeiro de 2017, diante da diretoria da ABMN, este blogger assumiu a função de "apoiador" da associação e no que depender mim, todo esforço será válido. No entanto, estamos à mercê muito mais da predisposição da presidência da ANMRN do que propriamente das ferramentas disponíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário