Como em outras modalidades esportivas, na natação, os atletas (profissionais e amadores) precisam experimentar a intensidade que vão imprimir no dia da competição, seja ela em águas abertas ou na piscina. Para isso, serve o treino de ritmo de prova, caracterizado por um maior número de séries, com distâncias também mais extensas, dentro da mesma sessão. Conheça os ganhos desse método e veja um exemplo de treino para nadadores avançados (*).
Quais os efeitos desse tipo de treino sobre o rendimento? Por ter um volume maior, até mesmo que o da competição, o treino de ritmo de prova também pode trazer alguns benefícios ao rendimento do atleta. Entre eles, destacam-se a melhora do condicionamento físico de forma geral, trabalhado para que ele consiga nadar no tempo previsto e o ganho de autoconfiança no desempenho.
Como deve ser inserido na planilha? Esses trabalhos devem ser realizados como a parte principal do treinamento. Portanto, precedidos pelo aquecimento e pelos educativos e sucedidos pela soltura. Se o treino se prolongar muito, é recomendável também estender o nado solto.
Quem pode fazer? Por conta da intensidade maior, esse método é indicado, apenas, para nadadores avançados, que já estão acostumados a trabalhar os limites do próprio corpo. Veja, a seguir, um exemplo de sessão avançada de treino de ritmo de prova (*):
- Aquecimento: 2x [100m crawl + 100m mix (misturar 2 estilos diferentes do crawl) + 100m medley]
- Série-educativo: 12 x 50m crawl, sendo 4 de pernada com prancha + 2 de trabalho de sensibilidade + 4 de pernada com prancha + 2 educativos
- Sequência: 4x75m crawl [25m leve (A3) + 25m moderado (A2) + 25m solto)
- Série Principal: 2x [1x100m a 100% da força máxima, com palmar e intervalo de 3 minutos] + 4x50 no ritmo de prova (A1) com intercalo de 01 minuto + 200m livre solto (intervalo de 3 minutos)
- Ou: 2x [8x50m no ritmo de prova (A2), intervalo de 50 segundos a 01 minuto entre as séries e de 03 minutos entre as duas sessões] + 400m livre solto
* Responsabilidade das séries de treinamento com a fonte da informação:
Fonte: Ativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário