Paulo de Tarso é premiado pela ABMN - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Paulo de Tarso é premiado pela ABMN

Compartilhe

O nadador potiguar Paulo de Tarso (63 anos) integrou a equipe Potiguar Máster durante o 61º Campeonato Brasileiro de Másters de Natação realizado em Natal, na piscina do Sesi Clube. A competição fez parte do Circuito Brasileiro promovido pela ABMN e na ocasião, o nadador foi premiado por ter sido o 1º no ranking de 2017. Paulo também nos contou o que essa premiação representou em sua vida de nadador.
 
Da esq. p/ dir.: Helane Magalhães (pte. da ABMN), Paulo de Tarso e Fco Assis (vice-pte da ABMN)
Foto: Paulo de Tarso





Pra mim foi espetacular. Pra mim foi o mesmo que ser o primeiro há 40 e poucos anos... de 1970/72, ser o primeiro a baixar de 01 minuto no 100 metros crawl, aqui no Rio Grande do Norte. Ou seja, fui pioneiro naquela época por conta disso e estou sendo pioneiro em ser o primeiro atleta a estar no ranking da ABMN. Ou seja, um ranking nacional” – contou o máster.

Embora figurasse o ranking nacional nos anos anteriores, Paulo se surpreendeu com o resultado, se fazendo presente em todas as competições do Circuito de 2017 simplesmente pelo gosto de nadar:

Quando voltei há 03 anos, eu não esperava esse ranking, eu não vislumbrava de ter isso. Mas as competições, os circuitos que fomos participando e fomos gostando, fomos nos inteirando e convivendo com outras equipes (...) e fui vendo que poderia chegar junto e poderia chegar no ranking em 1º, 2º ou 3º, isso aí não importava tanto, o que importava era tá fazendo boas competições, estar entre os melhores do Brasil e foi consequência esse 1º lugar”.
 
Foto: Paulo de Tarso



Emocionado, Paulo lembra a satisfação de seu pioneirismo da natação potiguar, mesmo depois de tantos anos afastado das piscinas:

Então, é uma satisfação e esse prêmio me motiva cada vez mais, um atleta com mais de 60 anos. Eu estou indo agora pra 63 anos, motivado pra ir em qualquer competição, nadar, mostrar que os atletas que pararam, como eu parei por mais de 42 anos, podem voltar, que a categoria máster vai receber eles de braços abertos, que eles vão ter chance de conviver com uma família espetacular que é o máster da natação brasileira e principalmente hoje, o máster do Rio Grande do Norte que cresceu muito nesses últimos anos”.

Ainda tentando “cair a ficha”, Paulo nos disse como essa premiação abrange a natação máster de modo a motivar outros nadadores no ranking nacional da ABMN:

Pra mim é uma gloria, eu ainda estou vivendo esse prêmio, esse momento lindo [risos], mas foi bacana e eu espero que isso daí represente também não só pra mim, mas como também para a natação do Rio Grande do Norte. Hoje o RN tem um atleta que foi o primeiro do ranking brasileiro de sua categoria pela ABMN. Isso pra mim é muito importante”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes