O número de casos de infarto em jovens, com menos de 40 anos, aumentou 180% no Brasil entre 2000 e 2024, segundo dados do Ministério da Saúde. Essa elevação é atribuída a fatores como má alimentação, sedentarismo, tabagismo e, em alguns casos, uso de anabolizantes e drogas.
Jovens infartando mais do que nunca. Casos de infarto entre pessoas de 20 a 39 anos aumentaram 180% no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Sim, 180%. Não é exagero. Os especialistas apontam estresse, má alimentação, sedentarismo e até o uso de cigarros eletrônicos como causas crescentes desse problema.
A obesidade, o sedentarismo, o uso de drogas, de anabolizantes, o tabagismo são os principais fatores de risco. De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde o número de internações de pessoas com menos de 40 anos passou de menos de dois casos a cada 100 mil habitantes, no ano 2000, para quase 5, em 2024. Um aumento de 180%. Isso sem contar os atendimentos na rede privada.
De acordo com o cardiologista Roberto Giraldez, esses são casos evitáveis. Hábitos saudáveis e exames frequentes reduzem o risco de morte.
“Todos vão ter placas de gordura na circulação, o que acontece é que o indivíduo que tem esses fatores de risco, que fuma, que tem sobrepeso, que tem diabetes, ao invés de ter isso aos 70 anos vai ter aos 40 + mudança do estilo de vida, que o indivíduo faça dieta mais regular, mantenha controle de peso e faça atividade física. Que ele busque o médico para fazer tratamento adequado”, disse.
Fonte: Band


Nenhum comentário:
Postar um comentário