A comunidade aquática do RN agora conta com mais uma associação em prol do fomento da natação no estado. A Associação Desportiva de Natação Pajuçara – ADNP havia sido criada em 2019 e teve seu reconhecimento oficial publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 10 de agosto, através da Lei 11.243/2022. Conversamos com o presidente da entidade, o Prof. João Carlos Silva, sobre os rumos da nova associação e o que a comunidade aquática pode esperar para revelar novos talentos potiguares. Confira uma breve entrevista:
Blogger
Fale sobre a criação da ADNP, sua fundação e finalidade.
João Carlos
A associação foi fundada em 2018 e em 2019, foi devidamente registrada em cartório, com seu estatuto, a diretoria... Foi aberto CNPJ, tudo direitinho e a gente começou a trabalhar em 2019. A associação foi criada por uma iniciativa dos pais, da antiga equipe do Expansivo, e o objetivo era facilitar a prática da natação competitiva e a prática em si da natação.
Blogger
A gente sabe que nem tudo se torna fácil, quando o assunto é patrocínio, principalmente quando o atleta desponta e precisa ter seu talento reconhecido. E a associação parece ter tido esse intuito de alavancar atletas sem que precisasse diretamente de um patrocínio. Qual a finalidade da criação da ADNP?
João Carlos
Um dos objetivos era facilitar a arrecadação de fundos pra que a gente tivesse condições de mandar o pessoal pras competições (...). Toda vida que a gente chegava pedindo com o nome da escola, como era uma instituição privada, a gente recebia bastante não.
Blogger
Quem integra e faz parte da equipe da ADNP?
João Carlos
Hoje todos os atletas que estão vinculados a UFERSA/UERN que são de Natal são associados, os pais e os atletas são associados. Nesse grupo, a gente tem através da associação uma parceria com a UERN e com a UFERSA, por isso que os atletas [da associação] nadam representando a UFERSA/UERN.
Blogger
E quanto ao estatuto da associação, já está publicado e reconhecido?
João Carlos
O nosso estatuto foi registrado em cartório em 2019. A última eleição pra diretoria (que eu fui reeleito presidente) foi agora em 2021. E a ata da eleição foi registrada agora em 2022, por causa da questão da pandemia. A gente teve essa dificuldade de ir até o cartório registrar e juntar os associados e fazer a devida votação, mas tudo foi registrado agora em 2022.
Blogger
Houve algo que te motivou a se inspirar para que a ADNP surgisse? Qual foi sua maior motivação pessoal?
João Carlos
A gente vem há alguns anos observando a transformação da natação brasileira através das agremiações e associações que tem no Sul [do país]. A gente tem o exemplo da APAMN, da ABDA, da associação americana, várias entidades que foram criadas com esse mesmo objetivo nosso. E também foram criadas, por incrível que pareça, por iniciativa dos pais. A gente tem tentado seguir esse mesmo caminho e infelizmente a gente pegou uma pandemia no meio. Mas agora a gente tá caminhando direitinho pra gente crescer e alcançar nossos objetivos.
Blogger
Diante dos atuais desafios para o fomento da natação, para tornar nossos atletas e equipes mais competitivos, o que a comunidade aquática pode esperar da ADNP?
João Carlos
A gente espera oferecer pra comunidade aquática um trabalho de clube, que a gente muito pouco tem aqui no estado. A gente tem lutado bastante aí pra ter condições, pra ter um espaço melhor, um espaço que atenda mais gente e consiga atender desde a iniciação até o alto rendimento, contando também com o master. E a nossa ideia é se transformar num clube formador de atletas de alto rendimento. A gente vai lutar pra isso, nada é fácil, nada é por acaso e agente vem dando um passo de cada vez, pra que a gente possa com os nossos parceiros transformar, nem que seja um pouco. Dar a nossa parcela de contribuição pra natação do RN e quem sabe pra região e o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário