Natal irá sediar o Torneio Nordeste – Troféu Sérgio Silva - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Natal irá sediar o Torneio Nordeste – Troféu Sérgio Silva

Compartilhe
Natal voltará a sediar um evento da CBDA (aliás, dois). No próximo mês de maio, Natal será sede do Torneio Nordeste de Clubes de Natação – Troféu Sérgio Silva, um evento constante no calendário oficial da CBDA previsto para os dias 27 e 28 de maio, na piscina do Complexo Educacional Henrique Castriciano – ED/HC. Grande público de todos os Estados do Nordeste é esperado.


Outro grande evento a se realizar em Natal será o Torneio Norte Nordeste de Clubes de Natação – Troféu Walter Figueiredo, previsto para setembro de 2018. Ambos os eventos oficiais da CBDA são uma conquista da atual presidência da FAN para a natação potiguar.

Estou muito feliz em ter conseguido trazer estas competições para nosso estado e agradeço aos colegas presidentes das regiões Norte e Nordeste que entenderam nossos argumentos e confiaram em nosso trabalho trazendo estes dois grandes eventos para Natal. Agradeço a parceria com a Direção do ED/HC a liberação da piscina para este evento. A FAN continua forte trabalhando pela Natação do RN!” – disse em sua página Rosileide Brito, presidente da FAN.

Questionada sobre o local da competição, porque não seria no SESI ou na UFRN, galega afirmou que “a estrutura do SESI seria ideal pra gente fazer a competição, mas infelizmente o SESI tá de mãos atadas”. Isso porque o SESI é vítima de um processo judicial movido pelo condomínio residencial vizinho, que restringe o limite de som para eventos de grande porte. “Pra você ver, até apito de técnico durante a semana eles não permitem. Ou seja, não é só final de semana, é durante a semana, de manhã, de tarde, de noite, o que for...” – afirmou galega.

Parque Aquático do SESI possui estrutura ideal para grandes eventos de natação
Foto: Arquivo pessoal

Mesmo localizado numa área não-residencial, o SESI que tem mais de 60 anos no RN ainda responde ao processo que exige adequações de seu espaço de laser para liberação de eventos. É bastante constrangedor para todos nós nadadores uma instituição com toda essa referência além de ter sediado diversos grandes eventos nacionais ser vítima de vizinhos recém-chegados e que não simpatizam com a natação e a promoção do esporte.
Então é uma coisa muito difícil pra mim, a gente tentou conversar, a culpa não é do SESI nem da federação, infelizmente é do condomínio e da juíza que deu esse parecer, não pensou que o SESI foi feito antes do condomínio. Então eu lamento muito não puder fazer no SESI”.

Hoje o SESI é vítima de processo movido por vizinhos
Foto: Arquivo pessoal

Mesmo diante de um grande parque aquático com total estrutura para receber em torno de 800 a 1000 atletas, a Federação se viu obrigada a receber o Torneio Nordeste em Natal sem puder dispor do SESI. A segunda opção caiu no parque aquático do ED/HC.

A gente vai tentar montar a melhor estrutura, vamos fazer isolamento da piscina, ver se consegue colocar uma arquibancada, tendas, banheiros químicos. A diretora do ED/HC já liberou o ginásio pra poder usar os banheiros que são maiores. A gente vai tentar montar a melhor estrutura possível, dentro das nossas condições, mas a gente não iria gastar tanto se fizesse no SESI”, concluiu a presidente da FAN. “Mas por causa dessa decisão judicial, a federação fica impossibilitada de fazer qualquer tipo de evento no SESI – não existe nenhum problema da federação com o SESI, é bom que se ressalte isso. O que existe é uma decisão judicial que não se pode usar som hora nenhuma, dia nenhum”.

Fica a expectativa para que o SESI passe por adequações e assim volte a receber grandes eventos não só nordeste, como norte-nordestes e nacionais, quem sabe. E com essa conquista da federação para que Natal sedie um grande evento ainda mais da CBDA, esperamos que nossos atletas mostrem a garra da natação do RN na competição e subam ao lugar mais alto do pódio.



 
Franklin F. Rodrigues
Editor, escritor e administrador do blog.
Atleta amador de natação competitiva, com vasta experiência em treinamento pessoal aplicado com resultados otimizados, formação em curso de natação competitiva internacional e arbitragem oficial de natação. Como espectador, participou de um de seus maiores sonhos na natação – Jogos Olímpicos Rio 2016, e apoia as futuras gerações de nadadores do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes