Maratona aquática pode ser cancelada por qualidade do Rio Sena, diz presidente de Paris 2024 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Maratona aquática pode ser cancelada por qualidade do Rio Sena, diz presidente de Paris 2024

Compartilhe
As provas de maratona aquática das Olimpíadas de Paris 2024 podem ser canceladas, caso as chuvas afetem a qualidade da água do rio Sena, palco da disputa. O presidente do Comitê Organizador, Tony Estanguet, afirmou que a entidade já trabalha num plano de contingência, que pode incluir o adiamento da disputa para mais tarde na competição internacional.

— Nós sabíamos que seria um desafio — reconheceu ele, durante o Sport Accord, em declarações reproduzidas pelo The Guardian. — Há uma decisão final em que não poderemos nadar [se a federação decidir assim]. Faz parte das regras da Federação Internacional. É o que queremos evitar, claro.


Uma diretriz europeia de 2006 e as federações de natação e triatlo estabelecem os limites máximos de qualidade da água e concentração de duas bactérias indicativas de contaminação fecal para permitir o desenrolar das provas.

A quase 100 dias dos Jogos Olímpicos de Paris, a ONG Surfrider Foundation alertou para o estado "alarmante" das águas do rio Sena, onde serão realizados vários eventos olímpicos. A fundação usou como base amostragens do líquido durante seis meses de coleta.

Das 14 medições realizadas entre o final de setembro de 2023 e o final de março de 2024, na altura das pontes Alexandre III e Alma, treze ficaram "acima ou muito acima" dos limiares recomendados para banhos.

Os limites para estas bactérias não devem exceder 1.000 unidades formadoras de colônias (UFC) por 100 ml, no caso de Escherichia coli, e 400 UFC/100 ml para enterococosAs análises realizadas pela Surfrider, em colaboração com o laboratório Eau de Paris e Analy-Co, mostram concentrações de E. coli superiores a 1.000 UFC/100 ml e de enterococos, 500 UFC/100 ml.

Ambas as bactérias registraram um pico no dia 7 de fevereiro sob a ponte Alma, de 7.250 e 1.190, respectivamente. No entanto, o período estudado não faz parte do previsto para autorizar os banhos no Sena, reservado aos meses de verão do hemisfério norte.

Outras análises enviadas à AFP pela Câmara Municipal de Paris no início de 2024 também mostraram que, entre junho e setembro de 2023, em pleno verão, nenhum dos 14 pontos de amostragem atingiu um nível de qualidade suficiente. Perante estes resultados "alarmantes", a Surfrider manifestou a sua "crescente preocupação relativamente à qualidade da água do Sena" e apontou os "riscos" que os atletas, bem como os residentes locais, correm se nadarem em águas contaminadas.

No início de março, a atual campeã olímpica em águas abertas, a brasileira Ana Marcela Cunha, defendeu um "plano B" que priorize a saúde dos atletas, em entrevista à AFP. Em agosto de 2023, o ensaio geral da prova de natação em águas abertas já teve de ser cancelado devido à má qualidade da água. O Sena deve sediar as provas de triatlo (30 e 31 de julho e 05 de agosto) e de maratona aquática (08 e 09 de agosto).

Mas a incerteza sobre a sua celebração neste canal simbólico é iminente. Se ocorrerem chuvas fortes, elas poderão degradar a qualidade da água, que carregaria resíduos em seu rastro.

A ONG exigiu que as autoridades continuem a realizar amostragens "antes e durante" os Jogos Olímpicos devido à "falta de visibilidade" e comunicação.


Fonte: O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes