Luto: José Guará - fundador e 1º presidente da FAN - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Luto: José Guará - fundador e 1º presidente da FAN

Compartilhe


O professor, escritor e advogado José Gurgel Guará faleceu no último dia 27 de março de 2012, aos 90 anos, vítima de um AVC. Guará foi o fundador e primeiro presidente da Federação Aquática Norte-Rio-Grandense – FAN, entidade afiliada à CBDA, que administra eventos oficiais dos esportes aquáticos no RN (natação, polo e nado sincronizado).

José Gurgel Guará nasceu no Rio de Janeiro/RJ e se criou em terras potiguares. Atleta de natação, ele chegou a defender as cores do Clube de Regatas Flamengo, sua grande paixão. De opiniões conservadoras quando o assunto era a área militar, gostava de escrever e era bom orador. Foi repórter do jornal Tribuna do Norte nos anos de 1960, também comentarista esportivo e  teve curta carreira militar (foi Oficial da Reserva do Exército Brasileiro). Formou-se advogado e professor de ensino médio e da UFRN.

Guará era um apaixonado pelas histórias de guerra, rubro-negro de carteirinha e muito ligado ao bairro do Alecrim”, lembra o pesquisador Luiz Antônio Porpino.


Jose´Guará. Foto: D.P.


Um dos últimos grandes patriotas. Defendia e respeitava a Bandeira Brasileira com afinco. Por seus estudos sobre a Segunda Guerra Mundial,  José Gurgel acabou como personagem do documentário “Natal, Encruzilhada do Mundo”, lançado pela Fundação Rampa no ano passado e disponível no Youtube. Ele trabalhou na Base Aérea como funcionário encarregado do escritório de registros.

Tínhamos contato com todos os soldados, pois o setor onde trabalhei controlava os soldados que iam para a frente de batalha. A base em Parnamirim era como uma colméia, funcionava 24 horas em três turnos. Cheguei a conversar com a esposa do presidente Roosevelt, que me deu um autógrafo em uma nota novinha de 5 mil réis”, revelou , na ocasião de lançamento do DVD. 

Jose´Guará. Foto: D.P.

José Gurgel Guará também publicou 05 livros, que ele escreveu “a mão”, pois não era chegado “nessas coisas de tecnologia” – dizia.  A  maioria dedicada a assuntos sobre civismo, Lions Clube de Natal Leste, do qual era membro, Marechal Duque de Caxias. A última obra foi “Folhas de Outono – Memórias”, lançada em 2006, com o qual pleiteou uma vaga na Academia Norte-Riograndense de Letras.

Em 2011, a TVU dedicou um programa Memória Viva ao professor, que era conhecido por ter uma memória genial. No dia 10 de maio de 2012, será homenageado nas comemorações do Jubileu de Ouro de emancipação da sua cidade Timbaúba dos Batistas.

José Guará. Foto: D.P.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes